Professor X

by

Curiosidades:

av_charlesxavier

Info/ Curiosidades/ Outras Mídias

Martin Luther King

Há uma forte comparação entre Xavier e Magneto e o conflito ideológico de Malcon X e Martin Luther King. Tanto Malcon X quanto King representavam a resistência da dignidade negra, mas enquato Luther King procurava a convivência pacífica entre negros e brancos (Professor Xavier), Malcon X era separatista (Magneto). Se a comparação foi proposital não sabemos.

O discurso público mais famoso de Luther King é conhecido popularmente como I Have a Dream (Eu Tenho um Sonho), sonho esse muito semelhante ao do nosso Charles Xavier.

Yul Brynner

Mas uma inspiração menos conhecida e confirmada pelo Stan Lee no livro Stan Lee: Conversations , foi de que o personagem foi baseado fisicamente pelo ator Yul Brynner, que adotava um visual totalmente careca.

Igualzinho, hein?

Erro – paraplégico desde criança

professorx_erro

Na primeira edição,  Xavier diz a Jean que ficou paraplégico na infância. Mas na Uncanny X-Men #9, foi mostrado que ficou paraplégico já na fase adulta.

Erro – Mente Eletronica

Na edição Uncanny X-Men #9, Charlie Xavier usa sua telepatia para sondar uma bomba criada por Lúcifer. Mas como se a bomba não possui uma mente ?

Já em Uncanny x-Men #99 o Professor derrota um Sentinela com a sua telepatia, o que é inviável já que robôs -assim como bombas- não possuem mentes. Uma falha muito grave mas nem tanto na época, pois os limites dos poderes do professor ainda não estavam muito definidos.

O que sua telepatia faria na edição #999 ?

Genese Mortal – Um ótimo caso de acerto na cronologia 30 anos depois!

Sim, uma mini serie tão odiada pela maioria dos leitores tem algumas evidencias

Há um diálogo bastante interessante entre Moira e o Professor no começo da edicao Uncanny X-men #97 de fevereiro de 1976 (!) em que ele diz que nao tinha o direito de pedir nennhum favor a ela, nao depois do que havia acontecido(…).

No entanto nunca fica claro “o que” havia acontecido, e por um longo tempo os leitores ficaram se perguntando sobre o que eles estavam falando. Ao final do run Claremont/Byrne, como não teve uma resposta clara a questão, pode se deduzir que estavam falando do filho de Moira MacTaggert, Proteus, que havia sido aprisionado por Xavier (1979 ). Mas sendo isso, porque temer tanto se abrir com Ciclope e os outros da equipe?

Depois de “Genese Mortal” ( 2006 ), pode tambem se aceitar a possibilidade de Xavier estar se lamentando sobre a equipe que ele formou com a ajuda de Moira, e que morreu ao tentar resgatar os X-Men na Ilha Krakoa. O único problema da teoria é que Moira teria o perdoado muito rapidamente, tocar nesse assunto acho deveria deixa-la irritada.

Outra cena que se encaixa com os acontecimentos de Genese Mortal é da revista de estréia dos novos mutantes, Chavier conversando com Moira diz: “Estou cansado de reunir jovens — crianças — de treiná-los apenas para mandá-los a morte. Já tenho sangue demais nas minhas mãos”.

Na época, não havia duvida que ele estava se referindo aos X-Men que estavam no Planeta da Ninhada e que Xavier achava que estavam mortos. Mas, depois de Genese Mortal, o dialogo encaixou como uma luva. Primeiro por falar justo com Moira – a unica que sabia do aconecido, e segundo porque ele falou de treinar crianças para a morte e a segunda geração de X-Men não era tão nova assim.

O que são os Illuminatis?

Significa literalmente “iluminados” em latim. Na vida real, diversos grupos históricos não relacionados entre si se autodenominaram dessa forma. O mais relevante são os Illuminati da Baviera, que dizem ser uma organização conspiracional que controlaria os assuntos mundiais secretamente.

Dança das Cadeiras: Todas as vezes que Xavier voltou a andar.

1 << O alien Lúcifer aleija Xavier pela primeira vez muito antes de surgirem os X-Men; 2 >> Anos depois, Charles é infectado pela Ninhada e escapa da morte quando sua mente é transferida para um corpo sadio clonado pelos Piratas Siderais, voltando, portanto, a andar;

3 << O Rei das Sombras esmaga suas pernas (nada a ver com a coluna, o que causou contradição depois!); 4 _ _ Xavier volta a andar após os eventos de A Canção do Carrasco (quando ele quase foi morto por Conflyto), mas sabe que isso é apenas um efeito colateral temporário da cura que Apocalipse lhe concedeu. Após o efeito passar, ele volta a usar a cadeira de rodas; 5 >> Quando Xorn entra para equipe, ele “cura” Xavier – na verdade, ele usou nano-robôs para sustentar a coluna dele. (Mas isso não deveria ter nada a ver, porque agora Charles era paralítico por que o Rei das Sombras esmagou suas pernas, não sua coluna!);

6 << Quando Xorn revela ser Magneto que se passava por Xorn se passando por Magneto (entendeu? Eu também não!), ele desativa os nano-robôs e Charles mais uma vez está incapacitado de andar; 7 >> Após os eventos de Dinastia M, a Feiticeira Escarlate permite a Xavier recobrar o uso das pernas quando a realidade foi restaurada. E esse é o status atual dele

Cadeira Flutuante

No início dos anos 90, O professor Charles Xavier utilizou uma cadeira com design bem futurista, que flutuava.

      

Mas em 1986, nas histórias que Byrne escreveu para o Hulk, Banner utilizou rapidamente uma cadeira com design parecido, muito antes de Xavier. Será que essa foi a influencia para a criação da cadeira flutuante ? Bruce Banner projetou a cadeira de Xavier ?

Anúncios

Páginas: 1 2 3

43 Respostas to “Professor X”

  1. Guip Says:

    E o lance telecinético do professor?

    Ele já demonstrou várias vezes, como em Ultimate…

    abrss

  2. bolivartrask Says:

    Ola Guip.. a telecinesia é apenas no universo ultimate mesmo… quem sabe, um dia, eu crio as fichas ultimates..

  3. Lord Seph Says:

    a comparação fora proposital mesmo. lembrando que na epoca a segregação racial era o que mais existia na epoca e como as midias estavam proibidas de tocar nesse assunto os criadores de X-Men descidiram usar o motre de humanos com habilidades naturais sobre-humanbs.

  4. subs Says:

    em qual saga/serie/revista ele ganha os poderes de volta, apos a dizimação m ?
    é q da dizimação eu fui pra especie em extinção 😀

  5. Pedro Guevara Says:

    Professor X recuperou os poderes na saga “Ascensão & Queda do Império Shiar”

  6. RoGeR Says:

    Não é válido falar sobre aquela conversa psíquica anterior à Massacre, onde o vilão revelou que Charles sentia grande amor pela Jean Grey?
    Sei que não ficou claro se era uma tramóia dele ou se realmente Xavier nutria esse amor, mas achei legal comentar…

  7. Di.a Says:

    Lilandra Neramani é o correto e não “Nerenami” como está escrito na parte “Parentes Conhecidos:”.

    Trocaram o N e M e o A pelo E.

    Na parte 8: Legado também tem um erro de digitação:

    que o Sr. Sinistro desde o “inívio”. Gambit o salva de uns assassinos
    início

  8. Matheus Souza Says:

    percebi que vocês não tem nada no blog falando sobre Carter Ryking (o Hazard) o amigo de Xavier…EnTão procurei algo e encontrei este site:

    http://marvel.wikia.com/Carter_Ryking_(Earth-616)

    Espero que sirva

  9. Aline Wonka Says:

    Ei coloca aí que o Stan Lee, o baseou fisicamente no Yul Brynner. E olhem no Google é identico.

  10. bolivartrask Says:

    Obrigadão… fiz as atualizações.
    Identico mesmo

  11. Jeferson Says:

    Charles Mutante nível Ômega! É o q Emma Frost disse em um dos arcos Utopia quando se irrita com Mística tentando se passar por ele. Disse q “telepatas nível nível Ômega se identificam de imediato!”

  12. Rafa Says:

    ahh…é só uma opinião e não muda nada na cronologia do personagem,mas….quem é esse que tá como foto do charles??antes eu achei que era o ator do filme,mas parece algum tipo de cosplay…poderiam colocar uma imagem mesmo dele

  13. Rafa Says:

    é um desenho?? nossa,bem realista mesmo…
    de qualquer forma,obrigado por tirar a duvida

  14. Kemek Says:

    Teve uma edição antigona onde ele usa os poderes dele pra sondar uma maquina por dentro, acho que era um foguete, mas não tenho certeza. E podiam colocar nas curiosidades os Protocolos Xavier que existem mesmo nas HQ’s.

    • bolivartrask Says:

      A unica vez que vi ele fazendo algo parecido foi quando ele atacou mentalmente um sentinela… como eu disse nas curiosidades, isso é um erro.
      Me diga a edição que isso aconteceu, fiquei curioso

  15. Kamek Says:

    Aconteceu na 9ª edição, aquela onde os X-Men lutam com os vingadores e o Lúcifer aparece, nessa época os poderes do Professor e Magneto não tinham muitas limitações.

  16. M Says:

    Impressão minha ou a página do Professor dos filmes e desenhos sumiu?

  17. thiago goes Says:

    como é q o xavier recupera os poderes? em qual Hq?

  18. Kayo Dutra Says:

    Uma frase que ele fala muito é A mim meus X-men

  19. Mateus Couto Andrade Says:

    porque n colocaram outras midias do professor x ??

    • bolivartrask Says:

      Está incompleto mesmo.. quem quiser ajudar criando e nos enviando a gente agradece.
      bolivartrask@gmail.com

      • Ajuda Alfa X Says:

        Citações do Professor X

        ”Nós somos criados da matéria que os sonhos são feitos,e nossas vidas estão envoltas em sono.”(falando para a Fênix quando se acreditava ser Jean,em uma lembrança do passada)
        Edição 90-X-men Panini

        ”É como se eu o conhecesse,a ressonância da assinatura mental é quase familiar.Deve ser um antido adversário ou ex amigo” para Wolverine

        Edição 95-X-men Panini

  20. Bruno Says:

    *editado por conter spoilers*

  21. Eu Says:

    Na verdade Bruno avx ainda não aconteceu no Brasil.(burro…)

  22. junior Says:

    sim mais e os filmes,desenhos e jogos,hein?

  23. Dragomaniaco Says:

    Esqueceram de citar os Vingadores vs. X-Men em que o Ciclope sobre o controle da Darck Fênix mata o Xavier, só não sei se foi propositamente ou sem querer.

  24. Microheroman Says:

    Curiosidade sobre o nome:

    CHARLES Darwin: Evolucionista, assim como o Prof.X
    Chico XAVIER: Médium (os poderes do prof x tem a ver com mediunidade. Inclusive em xmen o filme, ele diz q é medium.

    Bolivar, se eu estiver viajando corrija-me, senão, poste nas curiosidades.

  25. Matheus Says:

    Nas curiosidades… A cadeira flutuante é da década de 90, né.

  26. Origem Ômega Says:

    Respondendo ao Dragomaniaco, Cíclope insiste até a morte que quem matou o professor foi a Força Fênix, mas parece que somente Emma e Magneto acreditam nele.

  27. Origem Ômega Says:

    Tanto que o Fera disse: “Vou mostrar ao Cíclope no que ele se tornou”. Não escrevo mais porque acho que o resto ainda é spoiler.

  28. Dragomaniaco Says:

    Agora sim está completo, com excessão de se dizer como é que o Caveira Vermelho fracassou em seus planos, sendo morto mais uma vez (essa porra nunca morre definitivamente)!

  29. Guilherme Henrique de Souza Cruz Says:

    Adoro esses bonequinhos.Qual é o site que vocês pegam esses bonequinhos?

  30. Lorde Gabyron Says:

    E aquele lance que o Professor X fazia no começo dos X-Men, que com bastante concentração ele conseguir, meio que ver dentro de máquinas, que ele usou para desativar a bomba de Lucifer, “olhando” dentro da bomba?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: