Exodus

by


Info/ Curiosidades/ Outras Mídias

Exodus – Scott Lobdell e Joe Quesada
Primeira Aparição: X-Factor v.1 #92 (1993)
Nome: Bennet du Paris
Outros Nomes: Não Possui
Nacionalidade: Francesa (Terra 616)
Raça: Mutante
Status: Ativo

>>>” />

Poderes Mutantes:

Vastos poderes Psiônicos:

-Telepatia
>> Leitura, projeção, Indução/manipulação mental
>>Projetar-se ao Plano astral
>>Ataque Psíquico e rajadas psiônicas

-Telecinesia

-Vampirismo psíquico – absorve energia psíquica de telepatas próximos

Vôo
Teleporte

Outros Poderes: Longevidade

Equipamentos: Máquina detectora de mutantes (semelhante ao cérebro)

Habilidades:
Forte resistência a ataques e leituras mentais.
Línguas: Francês e Inglês

Características Psicológicas:
prepotência e arrogância que pode prejudicá-lo durante suas batalhas
Prefere ser o braço direito de um grande líder do que liderar

Características Físicas: Pele vermelha, algumas vezes com símbolos próximo aos olhos

Outras Característias: 
Forte inclinação religiosa
Grande desprezo pelos Homo-sapiens

Afiliações: Acólitos, Irmandade de Mutantes, Carrascos

Base de Operações: Avalon, Nova Avalon

Ocupação: Ex-Guerreiro Cruzado

Parentes Conhecidos: Não revelados

Relacionamentos: Não revelados

Biografia:

1- Origem: Nascido durante a idade média na França, Bennet Du Paris participou das cruzadas e se tornou um grande amigo de Eobar Garrington, o Cavaleiro Negro daqueles tempos.
Quando quase derrotado por uma forte tempestades de areia em uma longa viagem, foi questionado por uma misteriosa voz se estava disposto a arriscar tudo para se tornar um dos fortes. E, após ser testado, Du Parris teve seus poderes mutantes manifestados pela primeira vez. Essa voz era de Apocalipse que o transformou em Exodus e o fez atacar antigos aliados sob controle do mutante que Du Parris acreditava ser um deus.

Até que Exodus o acusa de ser um falso-deus e Apocalipse o pune deixando-o em animação suspensa e encarceirado-o.

(^ Não sei se está certo.. alguém pode confirmar?)

2- Acólitos: Benet foi convocado por Magneto e trazido a sua base chamada Avalon onde substituiu o traidor Fabian Cortez e ajudou a arrebanhar novos acólitos para seu novo líder.

Sobrevoou próximo a nave do X-Factor porém só os observou, e depois aparece para a X-Force se auto denominando um mensageiro da salvação e pretende levar Missil e Mancha Solar para o paraíso Avalon, ele confronta sozinho a X-Force e os derrota até que os dois escolhidos aceitam ir com ele se ele levar alguns outros membros da X-Force junto.

Sua devoção a Magneto e o respeito a seus ensinamentos era total embora interpretasse de forma equivocada. Principalmente depois que assumiu a liderança dos Acólitos após o grave ataque de Xavier que debilitou a mente de Magneto. Enquanto cuidava de Magneto, liderava os Acólitos como um verdadeiro líder religioso, exigindo adoração ao mestre do Magnetismo e deturpando seus ideais.

Logo após Exodus assumir a liderança dos Acolitos como porta voz do Magneto debilitado, ele ministra o julgamento do ex-acolito Noviço, onde Colossus (recém admitido nos Acólitos) é o único a defender o réu. Quando Exodus esta prestes a condenar Noviço, Colossus começa a questionar essa decisão e discursa sobre os reais ideais que o fizeram juntar-se a Magneto, Exodus percebe a reação dos Acolitos e, para mostrar-se a altura, condena o Noviço ao banimento, e não à morte como Colossus temia.
Exodus também interfere na batalha.

e resgata a neta de seu mártir. Mas reage com descaso quando descobre que a neta de Magneto é apenas uma humana comum, o que ele considera uma mancha na linhagem genética de Magneto.
Ele enfrenta as duas equipes simultaneamente, mostrando seu enorme poder. Porem é derrotado por um ataque conjunto de Xavier e o Cavaleiro Negro.

Fabian Cortez seqüestra Luna, a neta de Magneto, e a leva para Genosha onde estoura uma guerra civil entre humanos e mutoides. Vingadores e X-Men mobilizam-se pra recuperar a criança. Logo que Exodus chega em Genosha, ele luta contra Maquina de Combate e Sersi, e derrota os dois. Exodus cria um campo de força ao redor de Genosha e para incitar os mutoides a luta ele ameaça esmagar a ilha.
Exodus então encontra Cortez nos esgotos, onde também estão
Mercúrio e outros. Cortez, que usava a criança como escudo, pensa em uma forma de escapar e diz aos heróis que eles precisam matar Exodus pra sobreviver. Exodus derrota Cortez, aparentemente o matando e resgata a neta de seu mártir. Mas reage com descaso quando descobre que a neta de Magneto é apenas uma humana comum, o que ele considera uma mancha na linhagem genética de Magneto.

Ele enfrenta as duas equipes simultaneamente, mostrando seu enorme poder. Porem é derrotado por um ataque conjunto de Xavier e o Cavaleiro Negro.

Os acólitos resgatam um mutante que vagava congelado no espaço, para Exodus aquilo era um sinal dos bons tempos. Porém ele não acerta na previsão: Na verdade aquele ser era o Holocausto, um ser de outra realidade (Era do Apocalipse) que pulveriza alguns de seus acólitos. Ele enfrenta Holocausto, e a batalha de titãs acabam destruindo toda Avalon e dispersando os acólitos.

Exodus fica muito debilitado e vai se recuperar na cripta onde originalmente Apocalipse o prendeu. Exodus pretendia descansar e restaurar seus poderes, mas ele percebe que adquiriu uma nova habilidade, ele tornou-se um vampiro psiquico. Ele sente as energias psiquicas de Cable e X-Man por perto e vai verificar. Os dois mutantes estavam se enfrentando e Exodus ficou mais poderoso com as energias psiquicas que eles liberaram. Bennet luta contra X-Men e, toda vez que este usa seus poderes, Exodus torna-se mais forte. Quando a luta parecia tender para a vitoria de Bennet, o X-Man sente sua conexão com Apocalipse e em um ataque de furia sobrecarrega o vampiro psiquico derrotando-o e jogando ele em uma fenda na terra e depois fechando.

2.1- Nova Avalon e Joseph: Depois, para manter o sonho de Magneto vivo, construiu uma nova base chamada Nova Avalon. Durante a construção estava reunindo os Acolitos novamente e ficou sabendo de um possivel retorno de seu mestre, desconfiado ele tortura Voght para tentar obter informações sobre esse suposto Magneto. No encontro entre os dois Exodus ainda desconfiado o confronta para descobrir se ele realmente era Magnus, os dois lutam e Exodus fica impressionado com o poder dele, a luta é interrompida por um ataque. O suposto Magneto sai em proteção dos Acolitos, e mais uma vez Exodus se impressiona com o poder e também com a força de discurso dele, mesmo ainda desconfiando de certas atitudes, Exodus decide que por hora é melhor não confronta-lo po que talvez a imagem de Magneto liderando fosse melhor para fortalecer a fé dos Acolitos, e dele mesmo. O suposto Magneto depois é revelado como sendo seu clone Joseph, que fingiu ser Magnus por conselho de Fabian cortez.

Enquanto Magneto estava no Egito com os X-Men, para lutar contra Apocalipse. Exodus fez com que todos em Genosha pensassem que ele era Magneto, dizendo estar arrependido ele sequestra Forge e faz ele construir uma maquina para aumentar seus poderes, podendo assim controlar a mente das pessoas em Genosha e fazer com que humanos e mutantes que vivem lá convivam em paz, sem preconceito e intolerância. Porém um pequeno grupo de X-Men vai a Genosha e Wolverine logo o descobre o engodo, quando Forge destrói a maquina, a influencia de Exodus acaba e os cidadãos voltam a se atacar, começa novamente o conflito entre raças e Exodus fica visivelmente abalado.

3- Irmandade de Mutantes: Anos depois Exodus reaparece, mas não demonstra o mesmo poder e desempenho de outrora.

Liderando uma nova Irmandade de Mutantes, grupo originalmente liderado por Magneto que Bennet acreditava estar morto nesse período. Provavelmente era uma forma de seguir o legado de seu mestre. Sua irmandade ataca o Isntituto Xavier porém não representou um grande desafio com antes.

4- Acólitos/carrascos: Exodus e os Acolitos invadem a mansão para matar a precognitiva Olhos Vendados, porem eles a encontram no chão presumidamente morta. na verdade ela previu que eles viriam e fez um plano para escapar deles.

4.1- Complexo de Messias: Durante a batalha na base do Sr. Sinistro, Noturno o teleporta para fora do combate.

Durante a batalha na ilha Muir, ele trava um duelo contra Emma Frost, porem enquanto duelava, entrou em seus pulmões deixando-o muito ferido.

4.2- Legado: Após a batalha na ilha Muir os Acolitos levam o Professor Xavier, que havia sido baleado na cabeça, para sua base. Lá Exodus pede ajuda para seu antigo mestre Magneto, o qual agora ele despreza por ser só um humano comum, para restaurar a mente de Xavier.


A acólita Cargill
tenta matar Xavier e é detida por Magneto, Exodus fica furioso por Eric ter atacado Cargill e decide mata-lo, mas é impedido por Xavier que o desafia para um duelo.

Citações:

(Ajude o site com uma frase interessante de Exodus, seguidada edição)

Edições Importantes:

. Primeira aparição: (X-Factor v.1 #92, 1993) No Brasil: X-Men Gigante #2 (200?, Ed. Abril)
. Bane Noviço dos acólitos: (??) No Brasil – X-Men #99 (200?, Ed. Abril)

.Vs Holocausto: (??) No Brasil- Fabulosos X-Men #23-24 (200?, Ed. Abril)

.Vs X-Man: (??) no Brasil- Grandes Herois Mervel #60 (200?, Ed. Abril)

.Vs Joseph: (??) no Brasi- Magneto dos X-men #s/n (200?, Ed. Abril)

. Controla a mente de todos em Genosha (??) No Brasil – X-Men Premium #10 (200?, Ed. Abril)

(Contribuição de Paulo Essex)

Quer acrescentar alguma informação? Encontrou algum erro? Dúvidas? Comente:

Anúncios

Páginas: 1 2 3

27 Respostas to “Exodus”

  1. Rapha Says:

    Exodus é com certeza um dos melhores personagens e um dos mais poderosos, pena que ta sendo mal aproveitado pelo que tu escreveu (Não acompanho essa parte mais recente dos X-Men, muito ruim e forçada…)

    Só pra constar, no Brasil a edição em que ele aparece pela primeira vez é a X-Men Gigante 2…

  2. Rodrigo Says:

    Voce poderia por que quando ele liderou a irmandade ele nao tava vermelho nem com marcas

  3. bolivartrask Says:

    Obrigado Rapha e Rodrigo.. acrescetei as duas informações

  4. Paulo7790 Says:

    Eu achei curioso que na revista “Magneto dos X-Men”, que conta uma historinha do Joseph, o Exodus ameaça usar um bixinho esquisito para forçar Voght a dizer o que sabe…
    Mas se ele é Telepata não seria mais facil ler a mente dela?

    Exodus é um dos meus personagens preferidos desde que eu era pequeno, é uma pena como foi desvalorizado… 😦

  5. Paulo7790 Says:

    Na parte sobre o sequestro da Luna era legal se disse-se sobre ele lutar sozinho contra os X-Men e os Vingadores, e tambem a reação dele ao descobrir que ela era somente humana.
    🙂

    • bolivartrask Says:

      Muito boa a sua questão sobre ele ameaçar com um bicho e nao com sua telepatia.. será que foi um esquecimento do escritor ? Será que Voght é imune a telepatia quando esta em estado gasoso ? Espero que alguém saiba nos responder.

      Sobre o sequestro da Luna, eu li essa história mas tem tanto tempo que nao lembro de detalhes, se puder redigir essa parte pra mim eu copio e colo no texto : D

  6. Paulo7790 Says:

    Logo apos Exodus assumir a liderança dos Acolitos como “porta voz” do Magneto debilitado, ele ministra o julgamento do ex-acolito Noviço, onde Colossus é o unico a defender o réu. Quando Exodus esta prestes a condenar Noviço, Colossus começa a questionar essa decisão e discurssa sobre os reais ideais que o fizeram juntar-se a Magneto, Exodus percebe a reação dos Acolitos e, para mostrar-se a altura, condena o Noviço ao banimento, e não à morte como Colossus temia.
    — X-Men 99

    Não sei se me espressei bem, mas o que aconteceu foi mais ou menos isso…

  7. Paulo7790 Says:

    Enquanto Magneto estava no Egito com os X-Men, para lutar contra Apocalipse. Exodus fez com que todos em Genosha pensasem que ele era Magneto, dizendo estar arrependido ele sequestra Forge e faz ele construir uma maquina para aumentar seus poderes, podendo assim controlar a mente das pessoas em Genosha e fazer com que humanos e mutantes que vivem lá convivam em paz, sem preconceito e intolerancia. Porem um pequeno grupo de X-Men vai a Genosha e Wolverine logo o descobre e desmascara, quando Forge destroi a maquina a influencia de Exodus acaba e os cidadãos voltam a se atacar, começa novamente o conflito entre raças e Exodus fica visivelmente abalado.

    X-Men Premium 10

  8. Paulo7790 Says:

    Logo apos a luta contra Holocausto, Exodus fica muito debilitado e vai se recuperar na cripta onde originalmente Apocalipse o prendeu. Exodus pretendia descanaçar e restaurar seus poderes, mas ele percebe que adiquiriu uma nova habilidade, ele tornou-se um vampiro psiquico. Ele sente as energias psiquicas de Cable e X-Man por perto e vai verificar. Os dois mutantes estavam se enfrentando e Exodus ficou mais poderoso com as energias psiquicas que eles liberaram. Bennet luta contra X-Men, e toda vez que este usa seus poderes, Exodus torna-se mais forte, Quando a luta parecia tender para a vitoria de Bennet, o X-Man sente sua conexão com Apocalipse, e em um ataque de furia sobrecarrega o vampiro psiquico derrotando-o e jogando ele em um buraco e depois fechando.

  9. Paulo7790 Says:

    Durante a construção de Nova Avalon, Exodus que estava reunindo os Acolitos novamente fica sabendo de um possivel retorno de seu mestre, desconfiado ele tortura Voght para tentar obter informações sobre esse suposto Magneto. No encontro entre os dois Exodus ainda desconfiado o confronta para descobrir se ele realmente era Magnus, os dois lutam e Exodus fica impressionado com o poder dele, a luta é interrompida por um ataque. O suposto Magneto sai em proteção dos Acolitos, e mais uma vez Exodus se impressiona com o poder e tambem com a força de discursso dele, mesmo ainda desconfiando de certas atitudes, Exodus decide que por hora é melhor não confronta-lo po que talvez a imagem de Magneto liderando fosse melhor para fortalecer a fé dos Acolitos, e dele mesmo. O suposto Magneto depois é revelado como sendo seu clone Joseph, que fingiu ser Magnus por conselho de Fabian cortez.

  10. Paulo7790 Says:

    um momento interessante é que enquanto Exodus luta contra Holocausto Jean tenta contata-lo mentalmente, mesmo ele estando concentrado na luta ele fala telepaticamente para ela algo como “Existem lugares, Srta Grey, onde você não é bem vinda..” e rebate telepaticamente ela, ela então comenta com o Professor X, “Nós nunca demos conta de o quanto Exodus é poderoso”.

  11. Paulo7790 Says:

    Vale destacar tb que na primeira aparição de Exodus ele aparece primeiro voando proximo a nave do X-Factor porem só os observa, e depois aparece para a X-Force se auto denomina um mensageiro da salvação e que quer levar Missíl e Mancha Solar para o paraiso Avalon, ele confronta sozinho a X-Force e os derrota até que os dois escolhidos aceitam ir com ele se ele levar alguns outros membros da X-Force junto.

  12. Paulo7790 Says:

    Eu achei curioso que os balões de fala dele nos quadrinhos dessa época sempre tinham um contorno diferente, geralmente usando quando os personagens tem uma voz exotica ou sobre humana, não sei qual foi o intuito no caso de Exodus. Ultimamente os blões são normais.

  13. Paulo7790 Says:

    Exodus vs Holocausto: no Brasil- Fabulosos X-Men 23 e 24

    Exodus vs X-Man: no Brasil- Grandes Herois Mervel 60

    Exodus vs Joseph: no Brasi- Magneto dos X-men

  14. Paulo7790 Says:

    Luta contra o Nate:

    Logo apos a luta contra Holocausto, Exodus fica muito debilitado e vai se recuperar na cripta onde originalmente Apocalipse o prendeu. Exodus pretendia descanaçar e restaurar seus poderes, mas ele percebe que adiquiriu uma nova habilidade, ele tornou-se um vampiro psiquico. Ele sente as energias psiquicas de Cable e X-Man por perto e vai verificar. Os dois mutantes estavam se enfrentando e Exodus ficou mais poderoso com as energias psiquicas que eles liberaram. Bennet luta contra X-Men, e toda vez que este usa seus poderes, Exodus torna-se mais forte, Quando a luta parecia tender para a vitoria de Bennet, o X-Man sente sua conexão com Apocalipse, e em um ataque de furia sobrecarrega o vampiro psiquico derrotando-o e jogando ele em uma fenda na terra e depois fechando.

    Nova Avalon e Joseph:

    Durante a construção de Nova Avalon, Exodus que estava reunindo os Acolitos novamente fica sabendo de um possivel retorno de seu mestre, desconfiado ele tortura Voght para tentar obter informações sobre esse suposto Magneto. No encontro entre os dois Exodus ainda desconfiado o confronta para descobrir se ele realmente era Magnus, os dois lutam e Exodus fica impressionado com o poder dele, a luta é interrompida por um ataque. O suposto Magneto sai em proteção dos Acolitos, e mais uma vez Exodus se impressiona com o poder e tambem com a força de discursso dele, mesmo ainda desconfiando de certas atitudes, Exodus decide que por hora é melhor não confronta-lo po que talvez a imagem de Magneto liderando fosse melhor para fortalecer a fé dos Acolitos, e dele mesmo. O suposto Magneto depois é revelado como sendo seu clone Joseph, que fingiu ser Magnus por conselho de Fabian cortez.

    🙂

  15. Paulo7790 Says:

    Apos o Dia-M Exodus forma um novo grupo de Acolitos e ataca o Porta-Aviões da SHIELD. Mais tarde ele faz um acordo com o Senhor Sinistro pedindo ajuda para restaurar a raça Mutante.

    Os Acolitos agora fazem parte dos Carrascos de Sinistro, em sua missão eles atacam o Instituto Xavier a procura dos Diarios de Sina. Eles acham replicas dos Diarios e apos Exodus scanear a mente de Kitty, ele descobre que ela acredita que as replicas são originais, então ele presume que um telepata poderoso mecheu na cabeça de Kitty, seu palpite, que revela-se ser real é Emma Frost.

  16. Paulo7790 Says:

    Seu forte na telecinésia são os campos de força! 🙂
    … apesar dele qse não usar mais :/ ….

  17. Paulo Essex Says:

    Exodus e os Acolitos invadem a mansão para matar a pregonitiva Olhos Vendados, porem eles a encontram no chão presumidamente morta. na verdade ela previu que eles viriam e fez um plano para escapar deles.

  18. Paulo Essex Says:

    Complexo de Messias
    Noturno o teleporta para fora do combate durante a batalha na base do Sinistro.
    Durante a batalha na ilha Muir, ele trava um duelo contra Emma Frost, porem enquanto duelava, Pô entrou em seus pulmões deixando-o muito ferido.

  19. Paulo Essex Says:

    Após a batalha na ilha Muir os Acolitos levam o Professor Xavier, que havia sido baleado na cabeça, para sua base. Lá Exodus pede ajuda para seu antigo mestre Magneto, o qual agora ele despreza por ser só um humano comum, para restaurar a mente de Xavier.
    Cargill tenta matar Xavier e é detida por Magneto, Exodus fica furioso por Eric ter atacado Cargill e decide mata-lo, mas é impedido por Xavier que o desafia para um duelo.

  20. Paulo Essex Says:

    Fabian Cortez seqüestra Luna, a neta de Magneto, e a leva para Genosha onde estoura uma guerra civil entre humanos e mutoides.
    Vingadores e X-Men mobilizan-se pra recuperar a criança, Exodus também interfere na batalha. Logo que chega ele luta contra Maquina de Combate e Sersi, e derrota os dois. Exodus cria um campo de força ao redor de Genosha e para incitar os mutoides a luta ele ameaça esmagar a ilha.
    Exodus então encontra Cortez nos esgotos, onde tambem estão Mercurio e outros. Cortez, que usava a criança como escudo, pensa em uma forma de escapar e diz aos herois que eles precisam matar Exodus pra sobreviver. Exodus derrota Cortez, aparentemente o matando, e resgata a neta de seu mártir. Mas reage com descaso quando descobre que a neta de Magneto é apenas uma humana comum, o que ele considera uma mancha na linhagem genetica de Magneto.
    Ele enfrenta as duas equipes simultaneamente, mostrando seu enorme poder. Porem é derrotado por um ataque conjunto de Xavier e o Cavaleiro Negro.

  21. Paulo Essex Says:

    Exodus esta presente no jogo “X-Men: Mutant Apocalypse” do supernintendo, Ele é o penultimo chefe e aparece na ultima fase, que parece ser Avalon, derrotando-o o jogar enfrentara o ultimo chefe Magneto.
    No jogo Exodus voa e seus ataques são soltar raios dos olhos e buscar o jogador pelo pescoço, leva-lo para o alto e solta-lo.

  22. bolivartrask Says:

    Ae Paulo, obrigado por mais uma grande ajuda! O protocolo com as tua força ficou bem melhor. Tem como vc ajudar naquela parte da origem do Exodus? É que acho que está errado. Valeu!

  23. Paulo Essex Says:

    aee 🙂

    Só falto a parte do Joseph e do X-Man que eu tinha comentado antes…

    Sobre a origem eu posso dar uma pesquisada, é q eu não tenho essa edição pra poder dizer com precisão, mas farei o possivel 🙂

  24. Antonio Says:

    O Exodus é um dos mutantes mais poderosos do mundo, sem falar que ele é um dos personagens mais interessantes dos quadrinhos, so lamento haver poucas historias dele aqui no Brasil.
    Citação:
    ” Não sou uma pessoa qualquer, diretora Hill. Quando Magneto me batizou, eu me tornei uma idéia.” X-Men 72 ed. PaniniComics

  25. Paulo Essex Says:

    Outra incoerencia relacionada ao Exodus é que na historia que conta a origem dele, quando foi transformado pelo Apocalipse, ele ja é chamado de Exodus, porem tanto nas suas primeiras aparições nos quadrinhos (Atrações Fatais) como nas atuais, como a da frase citada pelo Antonio, o Exodus diz ter sido batizado assim pelo Magneto, quando este o encontrou, o que faz mais sentido, visto o contexto da saida dos mutantes da terra para Avalon.

  26. stryker marko Says:

    seria uma boa colocar os avatares do exodus

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: