Mancha Solar

by

Info/ Curiosidades/ Outras Mídias

Sunspot – Chris Claremont e Bob McLeod,1982
Primeira Aparição: Marvel Graphic Novel #4 (1982)
Nome: Roberto DaCosta
Outros Nomes: Cólera, Torre Negra, Rei Negro
Nacionalidade- Brasileira (Rio de Janeiro, Brasil) Terra 616
Raça – Mutante
Status- Ativo

Poderes Mutantes:
Absorver energia solar e converter em plasma negro que lhe confere força sobre humana
– Seu poder ficar armazenado, podendo utilizar de noite. Mas quando mais tempo ficar sem contato com energia solar mais fraco seu poder fica. O Sol de Asgard o deixa mais forte.
– Aprendeu posteriormente que pode também voar e emitir rajadas de plasma
– Não possui invulnerabilidade
– (Nada foi dito sobre seu poder gerar calor)

Outros Poderes: Não Possui

Equipamentos: Não Possui

Habilidades:
– Facilidade em administrar, empreender e negociar
– Ótimo jogador de futebol
– Grande conhecimento sobre a cultura Askani (Absorvido de Cable)
– Linguas: (Ver pag. 2) Português, Inglês, latin e Askani

Características Psicológicas:
Possui o famoso sangue quente latino; conquistador, amigo e, principalmente, muito esquentado.

Características Físicas:
– Mulato; filho de negro com branca. Sua pele é escura mais seu cabelo não é muito crespo

– Usando o poder: Energia solar negra quando usa seu poder e expele esferas negras semelhante a fuligem

Outras Característias: Cristão, milionário

Afiliações: Novos Mutantes (I), Anjos Caídos, X-Force(I), Corporação X, Clube do Inferno, Vingadores

Base de Operações: Instituto Xavier, antigo Mundo do Crime, Sede da Corporação X, Mansão do Clube do Inferno

Ocupação: Ex-empresário das Indústrias DaCosta

Parentes Conhecidos:
Pai (Morto) – Emmanuel DaCosta
Mãe (morta) – Nina DaCosta

Relacionamentos:
Juliana Sandoval (namoro), Dinamite, Escalpo

Biografiaê por

1-Origem: Roberto é brasileiro nascido e criado no Rio de Janeiro e tinha um grande futuro como jogador de futebol, tinha uma vida de mordomia por ser filho de Emmanuel DaCosta, um grande empresário. Sua mãe, Nina DaCosta, é uma arqueóloga que pouco o vê por estar sempre viajando a trabalho e por ser separada de seu pai.

Ele manifestou suas habilidades mutantes pela primeira vez enquanto participava de um campeonato de futebol se transformando na frente de todos. Roberto ficou desesperado enquanto todos fugiram assustados e sua família e sua namorada Juliana Sandoval presenciavam atônitos.

O fato chamou atenção do anti-mutate Donald Pierce que, utilizando um detector de mutantes do Clube do Inferno, captou a mutação do jovem. Mandou alguns de seus capangas até o Brasil que sequestradaram Robeto e sua namorada. Roberto estava prestes a ser morto pelos mercenários quando foi salvo por Karma e Miragem. Juliana morreu durante esse confronto tentando proteger o namorado de um disparo.

2- Novos Mutantes:Sunspot170 Os três mutantes além de Lupina e Míssil formam a nova equipe de Charles Xavier, os Novos Mutantes, após a suposta morte dos X-Men. Esta equipe estaria mais focada em aprender a controlar seus poderes.

Roberto e Lupina foram vítimas de experimentos de traficantes que injetaram a mesma droga que deram poderes para Manto e Adaga. Foram resgatados pela dupla e o Homem-Aranha porém ignoraram que havia estabelecido um vínculo entre os quatro.

Os Novos Mutantes enfrentaram Víbora e  Samurai de Prata, na missão Karma foi dada por morta. Roberto se sentiu particularmente culpado por não conseguir salvar a amiga assim como foi com Juliana.

Recebe um convite de sua mãe, Nina, que pouco via por ela viver em expedições arqueológicas, para ele e seus amigos participar de uma expedição na Amazônia, ele leva seus amigos de equipe e lá os jovens conhecem uma estranha cidade no meio da floresta chamada Nova Roma e recrutam uma mutante de lá, Magma.

Enquanto isso, seu pai foi admitido pelo clube do Inferno por Sebastian Shaw. Emmanuel assim como Shaw, demonstram grande interesse em que seu filho, Roberto DaCosta um dia entre para o Clube. Mas, ao Roberto voltar ao Rio, renuncia todos os laços que tinha com seu pai ao descobrir que seu pai pretendia tomar ilegalmente aquela região da Amazônia e lucrar com seus recursos naturais.

Karma estava possuída pelo Rei das Sombras quando capturou e drogou alguns dos Novos Mutantes para batalhar em uma arena. Depois de escaparem e soltarem Karma do domínio do vilão, Roberto ficou muito irritado por Xavier não tê-los contado que ela estava viva.

Seu temperamento explosivo só piora quando Xavier deixa Magneto como tutor dos Novos Mutantes, Magneto era muito mais rígido com os alunos e Roberto constantemente batia de frente com isso.

Seu encontro com Beyonder deixou-o em uma grande crise, pois nada poderiam fazer com um inimigo que poderia destruir todo o universo com um simples pensamento. Mas, depois de um tempo na casa de sua mãe no Rio, de enfrentarem o vilão Magus e de acabar aparecendo num futuro distópico dominado por Sentinelas, jurou proteger a humanidade quantas vezes for necessário.

Durante um jogo de futebol, Roberto machuca Sam Guthrie, o Míssil, acidentalmente. E se sentindo injustiçado pela sua equipe resolve ir embora para Los Angeles acompanhado de Warlock. Os dois conhecem os Anjos Caídos, um grupo de jovens desgarrados liderados por Vanisher, e permaneceram com eles por um breve tempo até que descobrem que os jovens tinham sido selecionados por um ser chamado Ariel com intuito de estudá-los. Mancha e Warlock ajudaram-os a escapar e retornaram aos Novos Mutantes.

Quando o seu colega de equipe Cifra morreu em batalha, Mancha Solar ficou novamente se sentindo culpado até que culpou Magneto por estar omisso com os estudantes.

Em uma aventura espacial, conhece uma sedutora alienígena chamada Gozamyr que permaneceu ao lado da equipe durante algumas missões sem que percebessem que ela gerava quimicamente uma intensificação nas emoções das pessoas que está por perto, inclusive gerando uma paixão possessiva entre os homens da equipe, chegando a enfrentar Míssil. No entanto, ela foi considerada muito perigosa para permanecer no planeta. Roberto lutou para mantê-la, mas Gosamyr concordou com a avaliação, escolheu voluntariamente retornar ao espaço.

Encontram a mansão em ruínas ao retornarem e descobrem que Magneto estava se aliando ao Clube do Inferno. Magneto diz que um dia ele iria se unir a eles também, deixando Roberto indignado com sua horrível sina.

Os Novos Mutantes se aliam aos Novos Exterminadores e depois passam a ser liderados pelo misterioso Cable, que os transformou em um esquadrão mais pró-ativo, preparados para as piores situações. Roberto respeitava Cable como um líder de uma maneira que ele nunca fez com Professor X e Magneto.

Um velho amigo da família DaCosta, um empresário chamado Gedeão, mandou matar o pai de Roberto, que foi envenenado por uma mulher infiltrada em sua empresa. O diagnostico de sua morte foi ataque cardíaco. Com a morte de seu pai, Roberto deixou os Novos Mutantes para substituí-lo na empresa. Cable agiu com indiferença a saída de Roberto mas o mesmo não pode ser dito de seu grande amigo Míssil e de Dinamite.

3-Empresário: Durante os seis meses que se seguiram, Roberto aprendeu os caminhos do mundo dos negócios com Gedeão, seu novo mentor que reconheceu seu talento empresarial, convidando-o a participar em compras de ações de uma poderosa empresa rival. Gedeão era um X-Eterno – uma sub-raça de mutantes que se diziam imortais- e acreditava que Mancha também seria um deles, até que percebeu que não era e o sujeitou a várias torturas para descobrir até onde ia a sua capacidade de armazenamente de energia.

4-X-Force: Enquanto estava fora da equipe; os Novos Mutantes mudaram o nome para X-Force. Roberto foi salvo das torturas de Gedeão pela X-Force e se uniu a eles.

Uma consequencia positiva é que essa experiencia gerou habilidades aprimoradas, o que lhe permitiu redirecionar a energia solar que ele absorveu como explosões concussivas. Ele acabaria por descobrir até mesmo novas aplicações para seus poderes como o vôo e a capacidade de receber uma resistencia física da luz solar.

As experiências aumentaram a sua capacidade de absorção solar, fazendo Mancha Solar ter a capacidade de disparar rajadas energéticas concussivas e vôo.

Ao lutar contra Locus, Mancha Solar acabou sendo teleportado e desaparecendo por um tempo.

Outra experiência de Gedeão era tentar reproduzir os poderes de Mancha Solar em outra pessoa. A tentativa chamada Projeto 19 recebeu uma transfusão de sangue do mutante, e o resultado foi o surgimento do poderoso vilão Cólera que se tornou líder da Frente de Libertação Mutante.

Enquanto Roberto estava desaparecido, o vilão Cólera se dizia ser o verdadeiro Roberto daCosta vindo de um futuro próximo. Cable descobre toda a verdade, acha o Mancha Solar e o ajuda a retirar todo o poder de Cólera. Neste processo, Roberto teve acesso às memórias de Cable, aprendendo sobre a cultura, religião e língua Askani.

Mancha Solar e Caliban vêem Gedeão caindo de seu arranha céu e tentam acudir o corpo sem vida atirado no chão quando os X-Eternos Absalom e Crule os atacam acreditando serem culpados pela morte de Gedeão. Pois anteriormente, Crule tinha avisado a Absalom que havia alguém os caçando. A assassina era Selene, outra X-Eterna, que absorveu a energia vital a ponto de deixá-los bem vulneráveis, e matando-os em seguida. Resultando na quase extinção dessa sub-raça.

Mancha Solar perde toda a sua herança milionária, o curioso é que Dinamite – companheira de equipe e namorada de Míssil, seu melhor amigo – passa a achá-lo muito mais interessante agora. Roberto estava dançando com Dinamite quando acabam se beijando. Os passam a ficar escondidos quando ninguém estava vendo até que Míssil vê os dois aos beijos.

5-Clube do Inferno: Mancha Solar estava sendo ludibriado por Deviantes que se passavam por agentes da S.H.I.E.L.D. e ao lado de Selene lutaram contra a ameaça. Ela lhe ofereceu uma posição no Círculo Interno do Clube do Inferno, mas ele recusou . Os dois foram atacar uma raça amálgama derivada dos Deviantes que pretendia abrir um portal Celestial.

Selene facilmente derrotou os inimigos e quando ia acessar o poder do maquinário, este foi destruído por Moonstar e Arcadia, uma aliada temporária da X-Force. Posteriormente Selene tenta novamente convencê-lo de se unir ao Clube,  dessa vez com a irrecusável proposta de ressuscitar sua ex-namorada Juliana Sandoval que morreu em seus braços. Mancha aceita, se tornando Torre Negra do Clube.

5.1-Corporação X: Paralelamente ao Clube, Roberto mostrou que aprendeu rápido a negociar e administrar empresas quando se tornou chefe da Corporacao X, na sede em Los Angeles, conseguindo grande status e credibilidade. Em um dos casos mostrou-se bastante articulado ao negociar com o prefeito de Los Angeles sobre a intereferncia de Bishop em uma missão.

Mas a Corporação não durou depois do Dia M, onde a quantidade de mutantes no mundo foi reduzida a poucas centenas.

5.2- Rei Negro/Lorde Imperial: Esta formação do Clube do Inferno durou pouco , já que Sebatian Shaw reclamou novamente seu posto como Rei Negro. Mas Sebastian é gravemente ferido por Pierce e Roberto toma seu lugar como Rei Negro do Clube do Inferno.

Roberto DaCosta fica enfurecido com Shaw por não ter sido avisado de um aparelho de monitoramento qu explodiu matando dos empregados do Clube.

Donald Pierce, fingindo ser Ciclope, faz a equipe Jovens X-Men acreditar que os antigos Novos Mutantes eram a nova Irmandade de Mutantes. Os Jovens X-Men atacam a filial do Clube do Inferno e enfrentam Míssil e Mancha Solar. Os antigos Novos Mutantes pensavam que os Jovens X-Men queriam derrotá-los pelo novo cargo de Lorde Imperial que Mancha Solar havia conquistado no Clube. Depois do mal entendido ser resolvido, as duas equipes vão ao esconderijo de Pierce, e após um curto embate, Pierce mata o integrante Lobinho.

Bobby e Sam são teleportados para o Mojoverso onde Mojo os convida para produzir material para sua mundo assistir.

6-Novos Mutantes:

Roberto e alguns antigos integrantes dos Novos Mutantes foram buscar Karma e Moonstar que estava sendo presa aparentemente pelo Legião.

Ajude o site com essa fase do Mancha Solar (sem spoilers)

Citações:

Edições Importantes:

– Aprende a voar – X-Force v.1 #28 No Brasil – ??

Quer acrescentar alguma informação? Comente:
Quer utilizar nosso texto? Ok, mas coloque a referência com link pro nosso site

Anúncios

Páginas 1 2 3

30 Respostas to “Mancha Solar”

  1. Heath Says:

    O Mancha fala latin na historia da primeira aparição da Magma, em Nova Roma. Não sei se isso foi mantido.

    Aliais, o nome dele é DaCosta (junto) mesmo? Sei q é assim nas edições americanas, mas eu acho q esse nome sequer existe. (ou em espanhol é comum?)

    • André Says:

      O nome dele é “da Costa” separado,se ñ me engano

    • Andrey Grego Costa Says:

      Nos quadrinhos realmente é junto. Só que esse sobrenome não existe em português, é mais comum em países de língua espanhola. Fora que ‘Emmanuel’ (com dois Ms) e ‘Nina’ não são nomes muito comuns no Brasil.

  2. Dante Says:

    Tem a parte em que o Mancha Solar vira o vilão Coléra(pouco antes d’A era do apocalipse) se torna o lider da FLM e uase derrota a X-Force, eleé salvo por cable, só que essa parte nunca foi publicada no Brasil =/

    • bolivartrask Says:

      Valeu por ajudarem.

      Heath, acrescentei o latin.
      Acho que essas junções de nome é coisa dos americanos. Acredito que não exista essa variação fora dos Eua. já vi em filme um “chicano” que se chamava DaSilva. Pela desinformação ou pela facilitação eles juntam o artigo formando DeDeus, DoRosário, DaSilva, como se fosse igual aos prefixos escoceses e irlandeses Mac, Mc. É estranho mas a gente encontra isso com muita freqüência vindo dos americanos.
      Resolvi respeitar isso já que a Panini também respeitou.

      Dante, acrescentei a parte do Cólera, mas um pouquinho diferente do que vc escreveu.. acho que o correto é esse, se discordarem postem aqui.

      Valeu

  3. Matheus Souza Says:

    Ele também fala espanhol

  4. Pedro Guevara Says:

    Na verdade, não dá pra saber se ele fala espanhol ou não, pois pode ser um equivoco de roteiristas que nada sabem do Brasil, pois em algumas edições do primeiro volume da X-Force, dizem que o idioma original dele seria o espanhol, quando na verdade deveria ser o português. Falha dos roteiristas que não sabiam que no Brasil, o idioma oficial é o português, e não o espanhol. É possível considerar que ele fala espanhol, mas foi trapalhada dos roteiristas mesmo.

  5. bolivartrask Says:

    Isso mesmo.
    Na pagina 2, das curiosidades do personagem, eu falei sobre isso.

  6. galactus (o devorador de mundos) Says:

    a que nível hega a força do mancha solar?

  7. Lord Seph Says:

    se fala de nivel mutante é melhor nem continuar essa conversa. mas se fala em força fisica eu já vi ele levantar um carro do tamanho de um fusca… mas nunca se sabe… o povo exagerou muito na decada de 90.

  8. Lucas Says:

    Ele voltou a ativa em Utopia

  9. Norman Osborn Says:

    Ele voltou a ativa na revista novos Mutante sem uma missão de resgate, ele Míssiil e demais Novos Mutantes vivos foram buscar Karma e Moonstar que estava sendo presa aparentemente pelo legião.

  10. Lucas Says:

    poderiam colocr que ele aparece em x-men evolution

  11. Mr. Grey Says:

    Ele ja foi visto jogando com camisetas de times de futebol espanhóis e latinos. Mas nunca vi ele com camisa de time brasileiro.

    • gauchotattoo Says:

      e nem vai ver, os americanos acham que espanha, chile, paraguai , uruguai, etc…sao tudo Brasil.

      • bolivartrask Says:

        Espanha ? rsrsrsrsrs

      • gauchotattoo Says:

        Ele ja foi visto jogando com camisetas de times de futebol ESPANHOIS e LATINOS. Mas nunca vi ele com camisa de time brasileiro….. e nem vai ver, os americanos acham que ESPANHA, chile, paraguai , uruguai, etc…sao tudo Brasil.
        Espanha?rsrsrrsrsrs..hum?

    • bolivartrask Says:

      Americano não conhecer Espanha é complicado… e confundir Brasil com Espanha ? Nao fica nem no mesmo continente : S

      • gauchotattoo Says:

        Nao se trata de ficar no mesmo continente…se Americano nao confunde Espanha com brasil, como vao desenhar o mancha solar (que é brasileiro) usando camisa de time espanhol? quem não sabia que Espanha e Brasil não ficam no mesmo continente? o desenhista ou o argumentista?

    • André Says:

      É porque ele é espanhol nos EUA, e no Brasil colocaram ele com Brasileiro

      • bolivartrask Says:

        Não é verdade.. ele é brasileiro nas revistas americanas também. O que acontece é que os americanos não conhecem muito do Brasil e aí acaba cometendo o erro de faze-lo falar espanhol, etc

  12. gustavo Says:

    Uma pergunta, o Mancha solar só pode usar seus poderes de dia??

    • Lord Seph Says:

      Ele pode usar a noite também, mas nesse caso os poderes vão diminuindo até acabarem e precisar recarregar.

      Vi isso em uma revista quando Magneto ainda era instrutor deles.

  13. Éverton Rasputin Says:

    em x-men evolution ele é um dos novos mutantes e parece que rola alguma coisa entre ele e a rahne
    em x2 e nome dele aparece quando mística invade o computador de stryker

  14. anonimo Says:

    o unico mutante negro

  15. Vinicius Says:

    Ele ainda voa e projeta rajadas? Nao vejo mais ele usar esse poder.

  16. junior Says:

    ele vai aparecer no novo filme dos x men

  17. Guilherme Says:

    Umas frases interessantes sao como as, por exemplo, pouco antes do Massacre numa festa que teve nos Novos Mutantes, enquanto Roberto dava uns pega numa random la, o Warlock pergunta: o que ele está fazendo. Dai o Sam responde: o que os brasileiros fazem de melhor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: