Groxo

by

av_mortimertonybee

Info/ Curiosidades/ Outras Mídias

Toad – Stan Lee e Jack Kirby,
Primeira Aparição: X-Men #4 (1964)
Nome: Mortimer Tonybee
Outros Nomes: Toad-King
Nacionalidade: Inglesa (York, Inglaterra) Terra 616
Raça: Mutante
Status: Ativo

Poderes Mutantes:

  • Salto; -Chega aproximadamente até 30 metros de altura e distancia de 42 metros.
  • Língua enorme;
  • Secretar resina com variações bioquímicas, podendo paralisar, envenenar;
  • Agilidade e força levemente acima da humana;

Outros Poderes: Não Possui

Equipamentos: Não Possui

Habilidades:

Características Psicológicas: Fortes complexos de inferioridade que o faz ser submisso, leal a seus líderes e se apaixonar por mulheres que dão o mínimo de atenção a ele.

Características Físicas: Predomina a má aparencia: geralmente corpo roliço, corcunda. Sua pele pode ser esverdeada ou normal,  algumas vezes pode ter olhos esbugalhados, grande língua.

Outras Características: Instabilidade bioquímica que resulta em variações físicas. Utiliza uma droga chamada Eidilin para tentar controlar a instabilidade.

Afiliações: Irmandade de Mutantes(I), Misfits, Irmandade de Mutantes (III), 198, Instituto Jean Grey

Base de Operações: Toadland

Ocupação: Ex-funcionário de parque de diversões, ex-atendente de lanchonetes fast food, zelador do instituto Jean Grey

Parentes Conhecidos: 

Relacionamentos: 

Biografia:

1-Origem: A vida de Mortimer Tonybee é marcada por rejeições. Foi abandonado por seus pais quando ainda era um bebê e foi vítima de estudos por um grupo secreto de investigadores liderado pela mutante Útero Negro. Mas Mortimer foi alojado na ala dos espécimes inúteis, pois suas matrizes genéticas mutantes foram consideradas falhas. Mesmo podendo ser consertado com enxertos de DNA e estímulos glandulares, preferiram deixá-lo sem nenhuma alteração para ver como se desenvolveria.

Depois disso, passou muitos anos em um orfanato, onde era constantemente atormentado por outras crianças devido a sua feiura e seu corpo obeso e aparencia corcunda. Foi considerado mentalmente inferior devido às suas dificuldades na escola e decidiu se isolar de todos.

2-Irmandade de Mutantes: Foi salvo por Magneto quando estava prestes a ser linchado apenas por ser mutante. Baseado em anos de abuso e por se sentir um anormal, Mortimer desenvolveu um complexo de inferioridade severo, tornando-se um leal servo de Magneto por ter-lhe dado um mínimo de afeição; mesmo com o vilão o considerando apenas um insignificante escudo humano. E assim, vestindo uma humilhante roupa de bobo da corte,  passou a ser o primeiro integrante da Irmandade de Mutantes.

Groxo era obcecado por uma colega de equipe: a bela Feiticeira Escarlate. Que obviamente não lhe dava atenção, conseguindo apenas provocar inimizade com seu irmão, Mercúrio.

Magneto e sua irmandade tentaram recrutar um poderoso alienígena chamado Estranho que acreditavam ser um mutante. Os X-Men tentaram impedir e assim as duas equipes mutantes acabaram se enfrentando mais uma vez. Mas o alienígena derrota a Irmandade e captura Magneto e Groxo. A primeira formação da Irmandade termina com esta derrota, pois os integrantes se dispersaram sem seu líder.

3- Pós Irmandade: Magneto e Groxo foram enviandos para a coleção de espécimes curiosas que Estranho encontrava pelos mundos que visitava. Até que Magneto escapou abandonando seu leal ajudante Groxo.

Groxo passou meses na solidão tentando estudar a tecnologia alienígena. Até que conseguiu criar uma armadura de sapo para voltar a Terra, não para se vingar de Magnus e sim para tentar conquistar o amor de Feiticeira Escarlate.

Tentou se matar mas o Homem-Aranha o salva e o chama de amigo, depois disso Groxo passa a insistir para ser seu side-kick mas é rejeitado pelo herói.

ASM266_SpideyToad3

Encontra com Homem-Sapo e 0 Garoto-Aranha (Ollie Osnick), todos rejeitados pelo cabeça de teia e decidem formar sua própria equipe, o Misfits.

Passa a querer ser chamado de Toad-King, rouba um pouco da Tecnologia de Arcade e transforma o castelo de NY do Dr. Destino que estavaabandonado em um parque de diversões. Captura o Anjo e o Coisa.

Novamente com a armadura e se intitulando Toad-King, vai atrás da sua paixão Feiticeira Escarlate mas antes enfrentou o Visão e o Homem-Aranha, Groxo estava decepcionado com o Homem-Aranha por não ter mantido a amizade que prometeu. Os dois heróis não conseguem segurar Groxo que chega na casa de Wanda. Mas ele se enoja ao vê-la grávida.

huge

Ele é derrotado e recebe uma lição do Homem-Aranha que diz que, para ter amigos ou uma mulher que ame é preciso se esforçar e merecer. Não se pode cobrar a amizade dos outros.

Passou-se pelo Estranho e foi derrotado pelos Vingadores, indo parar direto na prisão da Ilha Riker.

Groxo e os principais vilões mutantes dos X-men na época, foram capturados pelos Sentinelas de Larry Trask. Os X-Men foram salvá-los, Ferausou o uniforme de Groxo para confundir os Sentinelas que se programavam para o mutante detectado. Ele e os outros vilões mutantes fugiram após a derrota dos robôs gigantes.

Feiticeira Escarlate perde os poderes e Mercúrio e Groxo procuram um livro antigo que poderia ser a solução. O livro gerou a um portal dimensional que levava ao mundo de Arkon. Feiticeira e Groxo são capturados. Submisso, Groxo oferece total lealdade aos seus raptores mas é liberto pois não valeria nem o trabalho de matá-lo.

E assim, alternou sua vida entre períodos preso ou tentando levar uma vida normal trabalhando em subempregos.

4-Irmandade de Mutantes (III): Tentando ser mais confiante, Groxo liderou uma terceira versão da Irmandade, onde reuniu os vilões Blob, Fantasia, Pyro eSauron (mesmo com este último não sendo mutante).

A Irmandade de Groxo se associou com os Morlocks para derrotar a X-Force mas foram derrotados. Eles também enfrentaram o X-Factor, o Falcão de Aço, o Homem-Aranha e o Sonâmbulo. Sempre fracassando de maneira vergonhosa. Outro momento vexaminoso da equipe, onde Exodus convocou uma série de mutantes para viver em Avalon, o novo santuário de Magneto, e apenas Fantasia foi considerada digna. Todos os outros membros foram rejeitados, incluindo Groxo. Pyro poderia ser digno, mas desperdiçava seu potencial.

5- Houve um período em que tentou se juntar ao Clube do Inferno (sendo obviamente humilhado e rejeitado), em que Emma Frostse apiedou e lhe concedeu asilo em uma de suas mansões. Após um período inativo, sua loucura, porém, o fez atacar a Geração X, sendo facilmente detido e terminando no hospital.

Quando o Alto Evolucionário suprimiu o Gene X de todos os mutantes do planeta, Groxo ficou extremamente feliz, pois sem o gene mutante, ele ficou altamente bonito e pode muito bem se encaixar à sociedade humana, fato semelhante ocorreu com a mutante Medula. Mas, para o infelicidade de Groxo, os poderes mutantes foram restaurados com a interferência dos X-Men.

6- Convocado para salvar o universo: Groxo estava comprando a droga Eidilin que ajudar a manter estável suas variações físicas quando foi  convocados por Prona para uma missão onde ele e mais 4 superseres seriam a chave do impedimento do cataclisma que causaria consequências universais. E para estar apto para a missão, foi induzido a reviver sua vida para aprender com tudo com o que já passou. E aí percebeu o quanto era submisso e que dessa forma nunca seria levado a sério.

7-Irmandade de Mutantes (VII): Abandonou de vez os uniformes de bobo da corte porém  não conseguiu deixar de ser fiel ao mestre do magnetismo quando demonstrou lealdade a um falso Magneto que se fazia passar por Xorn. Sua aparência agora está bem diferente, com a pele com um leve tom verde acinzentado e com uma língua gigantesca (alterações essas provavelmente por sua instabilidade bioquímica). Seu novo líder convocou também alguns alunos mutantes do Instituto Xavier para criar uma nova Irmandade de mutantes.

Depois da morte desse suposto Magneto, Groxo foi para Genosha onde o corpo foi enterrado. Durante o enterro, achando que o morto era o verdadeiro Magneto, Groxo atacou Wolverine por ter desrespeitado a elegia feita. Como consequência, Groxo teve sua gigantesca língua amputada.

O desprezível mutante ficou por Genosha, onde mostrou que sua gigantesca língua se regenerou. Estando lá, lutou ao lado de mutantes como Unus e contra Xavier e o verdadeiro Magneto que tentavam reerguer o país mutante.

8- 198: Groxo foi um dos poucos mutantes a permanecer com os poderes depois que a Feiticeira Escarlate reduziu a quantidade de mutantes a poucas centenas. E assim, Groxo mostra que sabe também cometer atos heróicos ao salvar a prostituta mutante Lorelei Travis de vândalos anti-mutantes no Distrito X. Groxo a acompanhou ao Instituto de Xavier, onde os X-Men acolheram os mutantes remanescentes que decidiram se refugiar mas, ao chegar ao instituto, viu que não era bem assim: Os mutantes eram constantemente vigiados pelos Sentinelas da UNI e tratados como encarcerados. Os mutantes abrigados nas terras do Instituto passaram conhecidos como 198.

Groxo junto com os 198 escapam do Instituto e do controle da UNI mas acabam se refugiando em um grande depósito de armas nucleares prestes a explodir. Eles são salvos por Bishop, Homem de Ferro e Miss Marvel. Depois disso, cada mutante se dispersou, alguns voluntariamente se aliando à Iniciativa e outros seguindo suas vidas.

Groxo passa a morar em Utopia junto com os outros mutantes.

O coitado estava cansado e até com medo de ficar em Utopia então, quando ocorreu a cisma entre Logan e Ciclope, Groxo suplicou para que Logan o levasse com ele, se oferecendo até para ser o zelador do Instituto que Logan iria formar.

A ideia que pelo visto agradou Wolverine.

9.0 –  Groxo logo percebe que não é nada fácil trabalhar como zelador numa escola caótica como a de Logan, onde o quintal é vivo (uma Krakoa) e existem explosivos e foguetes embutidos para todo lado.

Groxo salvou a vida de Quentin Quire de uma queda livre, recebendo elogios de Escalpo. A partir daí o solitário Groxo passa a nutrir uma paixão por Escalpo, inclusive guardando suas peles no seu almoxarifado. O mais curioso é que a bela Escalpo estava agindo estranho e começa a retribuir a atenção de Groxo, saindo juntos para lugares distante dos alunos e ficando tempo juntos.

9.1- Vingadores Vs. X-Men: Groxo permaneceu no Instituto enquanto Vingadores e X-Men se enfrentavam para encontrar Esperança, é controlado mentalmente por Emma Frost para usar a Cerebra e checar os supostos 5 lugares onde ela poderia estar, com isso Emma descobre que ela não está em nenum desses lugares.

Groxo enfrenta Jarvis e se dá mal.

Citações:

aspas

Edições Importantes:

. Convocado por Magneto- (X-Men Forever v.1 #4, 20??) No Brasil – X-Men Extra#2 (2002, Ed. Panini)

. Primeira Aparição / Irmandade de Mutantes – (Uncanny X-Men #4, 1964) No Brasil – ??

. Capturado pelo Estranho / Fim da Irmandade – (Uncanny X-Men #11, 196?) No Brasil – ??

. Abandonado por Magneto – (Uncanny X-Men #18, 1965) No Brasil – ??

. Sem poderes pelo Alto Evolucionário – (??) No Brasil – X-Men Premium #12 (2001, Ed. Abril)

. Convocado para salvar o universo, revive o seu passado (X-Men Forever v.1 #1-4, 20??) No Brasil – X-Men Extra#1-2 (2002, Ed. Panini)

. 198 vigiados pelos sentinelas da UNI -(??) No Brasil – X-Men Extra #61-64 (2007, Ed. Panini)

(Contribuição de Bolivartrask / Revisão ortográfica: Daniel Silva)

Quer acrescentar alguma informação? Encontrou algum erro? Dúvidas? Comente:

Anúncios

Páginas: 1 2 3

19 Respostas to “Groxo”

  1. Pepeu Says:

    Talvez seja legal citar que, quando o Alto Evolucionário suprimiu o Gene X de todos os mutantes do planeta, Groxo ficou extremamente feliz, pois sem o gene mutante, ele ficou altamente bonito e pode muito bem se encaixar à sociedade humana, assim como Medula.

  2. Pedro Guevara Says:

    Vocês esqueceram de mencionar que o falso Magneto que Groxo serviu se chamava Xorn.

    E a Irmandade de Xorn não foi a terceira versão do grupo, mas sim a sétima.

    Por falar nisto, a terceira versão da Irmandade foi liderada pelo próprio Groxo. Você se esqueceram completamente disto. Groxo liderou esta formação da Irmandade depois de reunir os vilões Blob, Fantasia, Pyro e Sauron.
    A Irmandade de Groxo se associou com os Morlocks para derrotar a X-Force e foram derrotados. Eles também enfrentaram o X-Factor, o Falcão de Aço, o Homem-Aranha e o Sonâmbulo. Sempre fracassando de maneira vergonhosa. Outro momento vexaminoso da equipe, foi durante a saga “Atrações Fatais”, onde Exodus convocou uma série de mutantes para viver em Avalon, o novo santuário de Magneto, e apenas Fantasia foi considerada digna. Todos os outros membros foram rejeitados, incluindo Groxo. Foi também que Pyro poderia ser digno, mas que desperdiçava seu potencial.

    • bolivartrask Says:

      Valeu aos dois Pedros!! Ajuda muito o meu trabalho quando vcs descrevem tudo o que falta ao invés de só citar. Muito agradecido. Agora a ficha do Groxo ta bem completa!! Obrigado

      Agora está corrigido os numeros das irmandades, eu que tava classificando de outra forma na minha cabeça.. mas é melhor seguir do jeito correto.

  3. Pedro Guevara Says:

    Aí estão todas as encarnações da Irmandade…

    Irmandade de Mutantes de Magneto>
    Astra, Blob, Lorelei, Mestre Mental, Mercúrio, Feiticeira Escarlate, Groxo e Unus

    Irmandade de Mutantes de Mística>
    Avalanche, Blob, Sina, Pyro e Vampira
    OBS: Mais tarde eles se tornaram a Força Federal com o acréscimo de integrantes como Comando Escarlate, Super Sabre, Muralha, Espiral e até mesmo a presença passageira da Aracne, na época chamada de Mulher-Aranha.

    Irmandade de Mutantes de Groxo>
    Blob, Fantasia, Pyro e Sauron

    Irmandade de Mutantes do Fera Negro>
    Ever (Perpétuo), Fatale, Destrutor, Random, X-Man, M, Enguia e Impulsus

    Irmandade de Mutantes do Professor X>
    Blob, Mímico, Post (Arauto) e Groxo
    OBS: Este grupo foi reunido pelo próprio Professor X para auxilia-lo durante a saga “O Resgate do Professor X”. Depois o grupo debandou.

    Segunda Tentativa de Mística>
    Avalanche, Blob, Mestra Mental (Martinique), Post (Arauto), Sabre, Dentes-de-Sabre e Groxo
    OBS: Mística reuniu este grupo para assassinar Moira Mac Taggert. Mais tarde este grupo se reuniu outra vez quando Banshee criou a Tropa X.

    Irmandade de Xorn>
    Bico, Angel Salvadore, Martha Johansson, Basilisco, Ernst, Esme e Groxo

    Irmandade de Exodus>
    Avalanche, Black Tom, Fanático, Mammomax, Mística, Nocturna e Dentes-de-Sabre

    Irmandade de Mancha Solar>
    Míssil, Karma, Magma e Moonstar

    *Fim do post editado por Bolivar Trask por possuir spoiler – obrigado pelas informações!*

  4. Rodrigo Martins Says:

    Olha, nao sei se falaram aqui mas, Groxo e um termo de Portugal. E quem nao toma banho e e fedido, que nem o Groxo.

  5. Lucas Says:

    O Groxo está ativo agora

  6. Ariete Says:

    Atualmente Groxo está abrigado na Utopia X. Ele aparece junto com alguns X-Men durante o ataque de Bastion á Utopia para assassinar a messias mutante Esperança Summers, que está de volta ao presente juntamente com Cable.
    Como visto em: X-Men Legacy 236 (EUA) e em X-Men 114 (BR) do mês de Julho (se vc correr ainda deve estar nas bancas).

  7. André Says:

    Vcs podem botar uma mini-imagem pro groxo?

  8. Lorde Seph Says:

    Após a saga cisão ele passou a trabalhar como zelador do Instituto Jean Grey.

  9. Murilo Says:

    Pq o Groxo não tem a página de outras mídias?

  10. Erik Says:

    Por que o Groxo agora é verde?

  11. Sr.wendigo Says:

    ele está trabalhando atualmente como zelador para a academia do inferno

  12. Murilo X-Morlock Says:

    em X-Men Animated series (1992-97), os poderes do Groxo não estão”diferentes”dos HQ como apontam o protocolo. Quando ele fundou a terceira Irmandade que enfrentou a primeira X-Force, Groxo revelou a habilidade de gerar uma resina selante pelas mãos e esse feito foi repetido mais algumas vezes. Na adaptação do filme, ele cospe uma espécie de gosma que se solidifica, e acrescentaram uma super língua e pele esverdeada. Então a adaptação pra essa série, é convalescente com o Groxo de épocas paralelas a ela.

  13. Joao Pedro Says:

    escalpo,namorou com groxo ou não???

  14. José Guilherme Says:

    Eu vi num site que ele tem uma mutação secundária que faz com que ele crie fogo em volta da lingua

    • bolivartrask Says:

      Olá.. aonde vc viu isso? Acho que não é verdade,

      • Bolivartrask Superior Says:

        Legião dos heróis. Li isso lá também
        A propósito, amei o que fizeram no PM… Protocolo da Colleen wing Muito bom.
        Amei a série do punho de ferro e foi útil saber mais sobre ela.

        Mas sobre às outras mídias… Lá fala que existe uma Incoerência sobre o tentáculo. Não. São 5 braços diferentes que se unem em defensores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: