Val Cooper

by

Val Cooper – Chris Claremont e John Romita Jr, 1983
Primeira Aparição:
Uncanny X-Men #176
Nome: Valerie “Val” Cooper
Outros Nomes:
Nacionalidade: Norte-Americana (Terra 616)
Raça: Humana
Status: Ativa

Poderes : Não possui

Equipamentos:

Habilidades:

Características Psicológicas:

Características Físicas: Loira

Outras Características: Workaholic

Afiliações: Império Secreto,  Comissão de Atividade Super-humana, Projeto Despertar, X-Factor (2), UNI

Base de Operações:Pentágono

Ocupação: Ph. D. em psicologia, Conselheira presidencial de segurança Nacional para assuntos para-humanos

Parentes Conhecidos:
Pai (morto) -George Cooper
Mãe (morta) Martha Cooper
>> Irmão – Grant Cooper

ex-marido – Edmond “Ed” Atkinson

Relacionamentos:Edmond “Ed” Atkinson

Biografia:
1- Império Secreto: Quando recém–formada foi contratada por uma suposta agencia da ONU que dizia desenvolver uma política internacional da população mutante. E seu primeiro caso foi Kyle Gibney, o jóvem conhecido como Selvagem, seu objetivo era controlar suas emoções e explorar seu potencial. O tratamento só começou a ter resultado quando Val Cooper passou a trata-lo de igual a igual. Kyle tinha dificuldade de aceitar autoridade e tinha surtos de violência. Val descobre as intenções da empresa, que nunca teve ligação nenhuma com a Onu e sim uma organização criminosa chamada Império Secreto que transformavam mutantes em armas-vivas para serem comercializados. Cooper percebe o monstro que ajudou a criar e abandona o projeto sem denunciá-los com medo de comprometer sua promissora vida profissional. Kyle fica psicamente instável e seus surtos animalescos cada vez maiores. Posteriormente Val Coopper se especializa em trabalhar com mutantes e para-humanos, talvez para tentar compensar o mal que fez.

Casa com Ed Atkinson, porém ambos só tinham tempo para o trabalho, o que acabou com o casamento.

2- Comissão de Atividade Super-humana: Seu grande empenho fez Valerie se tornar assistente especial do Presidente dos Estados Unidos e do Conselho de segurança Nacional. Lá, decidiram criar uma equipe para avaliar todas as atividades super-heróicas.

2.1- Projeto Despertar: Foi lider do Projeto Despertar, que avaliava as possíveis interferências dos mutantes para a sociedade humana, como o risco de países inimigos usarem mutantes para extrair informações secretas do EUA. Numa importante reunião, Valerie sugere a utilização de mutantes norte-americanos para o ataque a outros mutantes de outros países.
Além disso, ela era contra a atuação dos mutantes de lutarem contra o crime em solo americano sem nenhuma aprovação do governo dos Estados Unidos.
O que ele a não sabe é que uma das mulheres com quem tinha contato constante no trabalho, Raven Darkholme, era na verdade a mutante Mística que analisa todos os seus passos.

Val e Raven são apresentadas à Forge, um mutante que criou o Neutralizador, uma arma para o governo para combater os perigosos alienígenas conhecidos como Espectros. Porém Henry Peter Gyrich, acreditando na necessidade do governo se resguardar dos mutantes e tomar medidas drásticas caso necessário, descobriu que a arma, quando utilizada em super-seres, anulava o seu poder. Cooper é atacada por Espectros e é salva pela ex-vilã Vampira, justo o principal alvo do governo para  testar o efeito do neutralizador em mutantes. A arma acaba acidentalmente atingindo e tirando os poderes de Tempestade.

2.2- Substituindo Capitão América: Coopper, Gyrich e a comissão de ativiodade super humana participaram da comissão designada pelo presidente onde tentavam resgatar Capitão América para Servir ao  governo vigente dos EUA, Rogers se sentindo contrariado pelos ideais atuais do governo americano, resolve abandonar seu posto tornando-se o Capitão.  Gyrich pensa em maneiras de punir Steve Rogers caso ele use novamente o uniforme com o nome e as cores da nação já Cooper mas maleável, só está preocupada em arranjar um substituto.

Val encontra um substituto: John Walker, que aos poucos não se mostrou estar a altura de Rogers.

Val deu todo o suporte a John. Mas depois é revelado que a comissão estava sendo manipulada por Caveira Vermelha que pretendia acabar com a reputação do Capitão América.

3- Força Federal: Recebe uma proposta de Mística para dar indulto pelos crimes cometidos por sua equipe, a Irmandade de Mutantes, ao vincular a Irmandade ao governo americano atendendo as ordens do governo e do presidente.

Cooper recrutou sua antiga colega Julia Carpenter para um procedimento experimental que gerava poderes super-humanos que a transformou na Mulher-Aranha. Carpenter  se uniu a Força Federal, assim como Espiral, Super-Sabre, Muralha e Comando Escarlate.

Para testá-los, Cooper lhe da a Missão-teste de capturar Magneto missão essa cumprida com sucesso. Então forma a Força Federal – Vigilantes da Liberdade que constituía além da Irmandade de outros fora da Lei.

A Força Federal, executou várias missões ordenadas pelo Governo, e se sairam muito bem em suas primeiras missões. além de Magneto, prenderam Rusty Collins e até mesmo os Vingadores, que estavam sendo investigados por traição.

O fim da equipe começou quando Cooper envia a Força Federal para a Ilha Muir contra os Carniceiros onde se tem as mortes de Muralha e Sina.

Sob controle do Rei das Sombras, Val Cooper é ordenada a atirar em Mistica mas luta contra o domínio e atira em si mesma. Val fica gravemente ferida mas sobrevive.

4- X-Factor: Para assumir o lugar da Força Federal como equipe mutante trabalhando para o governo, foi formada a segunda geração do X-Factor mediada por Val que convoca alguns dos mutantes que estavam na Ilha Muir, Homem Multiplo, Guido Carrosella e Polaris. Val Cooper viajou a Genosha para pedir a Destrutor que se tornasse o líder do novo X-Factor, agora trabalhando para o governo. Embora não interessado a princípio, Destructor aceitou a oferta ao saber que Polaris (sua antiga namorada) estaria na equipe também. Lupina nunca foi de fato convidada para se engajar na equipe, mas ela foi junto apesar disso, afetada por uma forte ligação emocional com Destrutor.

Durante este tempo, ficou amiga de Polaris, bem como da maioria dos outros membros. Val foi novamente controlada mentalmente, agora pelos Acólitos. Val foi liberta do controle mas a relação com o X-factor foi abalada quando descobriram que ela tinha conhecimento do projeto governamental que pretendia retornar com os Sentinelas. Assim, convocou e convenceu o Forge a entrar e dividir a liderança da equipe, podendo assim atuar na equipe de forma mais presencial, inclusive como agente de campo.

Val Cooper atendia às ordens do até então incógnito Bowser, que ordenou a inclusão dos vilões Mistica e Dentes-de-Sabre na equipe. Mas o X-Factor resolveu se desligar da sua conexão do governo quando viram que seus ideais não batiam com os de Bowser. A equipe permanece mas sem a ligação com o governo e sem Val.

5- Comissão de Atividade Super-humana: Retorna a trabalhar com atividade super-humana, onde Charles Xavier se entregou a ela para se redimir pelos seus atos como Massacre e cooperar com as pesquisas sobre o caso, mas sua custódia foi transferida à Bastion assim que a OTZ entrou em vigor, dando um tratamento a Charles bem diferente do que imaginou. Enquanto ele estava encarcerado, a operação roubou os bancos de dados dos X-men.

Valerie cooperou com os antigos Thunderbolts a derrotar Henry Peter Gyrich e negociar o perdão presidencial para a equipe.

Quando a quantidade de mutantes ampliou de forma drástica e cidades de mutantes começaram a surgir, Val Cooper em uma reunião na casa de campo do presidente no Texas, com os principais líderes mundiais, sugere considerar os mutantes como cometido crime contra a humanidade apenas por existirem.

6- UNI: Quando a grande parte dos mutantes perderam seus poderes, seu projeto UNI foi ativado sem sua autorização mas foi obrigada a acatar por ordens superipres. O projeto tinha como primeira linha de defesa o Esquadrão de robôs sentinelas controlados manualmente. Val e muitos desses sentinelas, sob órdens superiores, passaram a vigiar e proteger o Instituto Xavier e seu campo de refugiados mutantes de eventuais ataques.

A relação entre Val e o x-man Bishop se estreita quando ele passa a trabalhar para a UNI,  mas logo Bishop os traem afetando os operadores dos Sentinelas com um virus fazendo-os se voltarem contra os X-Men, destruindo parcialmente a mansão. A UNI, por não conseguir conter as ameaças e nem os proprios mutantes que pretendiam proteger e as fortes baixas do projeto. Eles não deram mais seqüencia a proteção depois que os X-Men migraram para São Francisco.

7- X-Factor: Os interesses atuais de Val. Cooper está em recrutar os integrantes do novo X-Factor de Madrox,  ela convida Fortão para trabalhar para ela, isso o faria sair da X-Factor Investigações, mas com a redução de ex-mutantes no Distrito X a fez recuar na proposta. Com o tempo, Val consegue que Madrox trabalkhasse secretamente para ela sem que o restante do X-Factor tivesse conhecimento.

Faltando um mês para o nascimento do filho de Siryn (que possivelmente seria o segundo mutante nascido após o Dia M) foi até ela. Acabou revelando que o X-factor estava trabalhando para ela já a meses sem eles saberem, que Madrox escondeu isso tudo deles.  E demonstrou sua intensão de proteger o filho de Siryn. Mas Thereza não concorda com isso e não entregaria o filho facilmente. Mas durante a discussão, Thereza entra em trabalho de parto e é levada correndo para o hospital.

Em seguida, uma troca de tiros entre Rictor e um grupo de agentes federais resultou em uma bala que acertou Val Cooper.

Após se recuperar e a triste experiência de Siryn ao parir uma cópia de Madrox, o X-Factor (agora sem madrox) passou a seguir formalmente as órdens de Val. Cooper.

Citações:
aspas

Edições Importantes:

. Sugere considerar os mutantes como cometido crime contra a humanidade (X-Treme x-men #21, 200? ) No Brasil – ??

Quer acrescentar alguma informação? Comente:
Quer utilizar nosso texto? Ok, mas coloque a referência com link pro nosso site

Anúncios

Páginas 1 2

19 Respostas to “Val Cooper”

  1. Avalanche Says:

    Que foto feia essa da Val…

  2. Pedro Guevara Says:

    Feia? Por acaso você acha que a Valerie Cooper é uma mocinha? Ela provavelmente tem mais de 40 anos. Os desenhistas dos anos 90 é que erraram quando retrataram ela como uma aparência inadequada para a idade dela. Hoje ela é retratada com mais realismo. Afinal, ela já tá em atividade há muito tempo. Não é de hoje que ela lida com assuntos políticos. Mas se você for basear sua perspectiva na maneira como ela era desenhada na década de 90, então ela tá feia mesmo. Eu lembro que na época do X-Factor, ela até se exibia de biquini. Coisas dos anos 90!

  3. Atman Says:

    a foto e feia mesmo….

  4. bolivartrask Says:

    Exatamente Guevara, foto feia ou não, eu gosto muito pq Salvador Larroca a desenhou com traços mais velhos.
    É uma besteira sem tamanho todas as mulheres serem gostosonas, com mesmo corpo, mesmo rosto. Por isso gostei da bela envelhecida que deram. Ela nem heroina é.. pq faze-la gostosona? Infantilidade dos anos 90.

    Mas DCpção é escrever a biografia toda da mulher só pra Avalanche e o Atman falarem que a foto é feia : P auhauhauh

  5. Atman Says:

    nao nao seu energumino…não vou me rebaixar a um ser como vc
    so falei que a fto realmente e estranha mais o protocolo e mara
    quem vc acha que e p/ falar coisas dos outros sem saber
    não sou esse tipo de pessoa que despresa o trabalho dos outros so realmente concordei pq e estranha a imagen.
    DCpção e ver um ser igual a vc querendo fazer intrigas dos outros sem saber
    Se toda pateta

  6. Avalanche Says:

    Má que intriga poxa?

    E que discurso geral.

    Eu sei que a Val é velha, e que a ficha dela ta ótima…mas poxa achei a foto feia XD

  7. Pedro Guevara Says:

    Peço ao Atman e outros que não fumem muito baseado antes de escrever aqui. Quem é que tá fazendo intriga? Em nenhum momento o Bolivar Trask tentou criar intriga entre os visitantes daqui. Por que ele criaria intriga aqui? Com que propósito? Olha, tem gente claramente com paranóia aqui!

  8. bolivartrask Says:

    Atman, como criador do site, o que eu menos quero é intriga e briga por aqui. Só brinquei com o comentario.. depois de escrever o perfil todo dela eu imaginava que teriam criticas mais interessantes a dizer sobre o conteúdo do que a qualidade da foto, me faz questionar se vale a pena toda a pesquisa.

    Vou relevar as ofensas desnecessárias.

  9. Atman Says:

    1° a unica pessoa q deve fumar aqui deve ser vc …
    2° brincadeiras tem limites e nem todos aceitam como vc pode me julgar falando q estava fazendo pouco caso….?
    e nao e realmente importante a critica da foto…mais nao e critica foi so um comentario…
    e como aqui mesmo diz e enviar comentario e nao enviar criticas como vc citou acima…
    mais q saber tudo bem p/ mim…
    vc q entendeu o negocio de outra maneira e tbm quis me julgar de uma forma errada
    mais td bem…
    desculpe
    mais acho q nao sou o unico errado aqui

  10. Alex Says:

    Paz e amor galera!!!
    Obs: Mas que a Val tá feia aí ela tá… Kkkkkkkkkkkkkk☻☻☻

  11. Pedro Guevara Says:

    A questão Alex é que ela não tem que ser bonita! Afinal, todas as mulheres que conhecemos são bonitas? Então porque todas as mulheres dos quadrinhos precisam ser bonitas? Principalmente uma mulher que provavelmente está pra entrar na fase da menopausa, como a Valerie Cooper. Ela já é velhinha, amigo! Os desenhistas dos anos 90 é que não retrataram Valerie Cooper corretamente. Naquela época qualquer personagem era gostosa, até as coadjuvantes. Val aparecia até de biquini e com curvas repletas de volúpia! No entanto, ela tá em atividade há muito tempo. Antes de aparecer nas aventuras do X-Factor nos anos 90, ela já era figurinha tarimbada (ou carimbada pra quem preferir) no Universo Marvel, principalmente nas histórias dos Vingadores nos anos 70 e 80. E naquela época ela não era bonita e nem gostosa. Alguma mulher tem que ser comum no Universo Marvel, não é mesmo?

  12. Atman Says:

    pelo que eu saiba ninguem em nehum momento sitou dela nao ser gostosa e tals…so falou que achou a foto feia…
    nao sei pq vc se doi tanta…pelo visto vc deve ser fa dela….mais nem falei por mau so concordei que a foto estava estranha….

  13. cris...10 Says:

    otimo protocolo esse da val!!!

  14. Kitty Says:

    A foto da Val ta feia mesmo!!!!

    Até que Valerie é mais bonito que Valéria!

  15. daniel Says:

    ela com certeza e uma grande negociadora

  16. Francisco Says:

    A Val tem treinamento militar?Pq eu me lembro de uma edição lançada pela Abril(X-Men Extra número 1,se não me engano)em que ela aparecia segurando uma metralhadora gigantesca e disparando contra a Espiral. Isso consta de fato nas habilidades dela ou seria mais uma bizarrice dos anos 90,alguém pode confirmar?

  17. Francisco Says:

    Val Rambo
    http://www.comicvine.com/images/1300-1876922

    Pra mim isso tá mais pra bizarrice dos anos 90 msm…hehehehehe

  18. Jason Says:

    É uma ótima personagem,pena que atualmente ande meio sumida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: