Oya

by

av_idieokonkwoInfo/ Curiosidades

Oya-Matt Fraction, Kieron Gillen
Primeira Aparição: Uncanny X-men #528
Nome: Idie Okonkwo
Outros Nomes:
Nacionalidade: Nigeriana (Oyo, Nigéria) Terra 616
Raça: Mutante
Status: Ativa (estudante)

Poderes:
Termocinésia
-Controle da temperatura ao seu redor;
-Idie realoca a energia térmica em trânsito, retirando calor de um ponto (congelar) e colocando-o em outro (queimar);
-Esse poder resulta em:
Pirocinésia
-Criação e controle do fogo
Criocinésia
-Criação e controle do gelo

Equipamentos:

Habilidades:

Características Psicológicas: Baixa autoestima, considera-se um monstro – por sinal, considera todos os mutantes como seres amaldiçoados pelo Senhor; fatalista e depressiva, raramente demonstra alegria ou esperança de um futuro melhor.

Características Físicas: Negra, com traços típicos de sua etnia. Porte físico de uma adolescente, cabelo preto crespo.
quando seus poderes são ativados – olho direito azul, olho esquerdo laranja

Outras Características: Católica, Órfã

Afiliações: Luzes, Instituto Jean Grey

Base de Operações: Utopia, Instituto Jean Grey Para Estudos Avançados

Ocupação: Estudante

Parentes Conhecidos:

Relacionamentos: Kid Ômega (um beijo)

Biografia:

1- As 5 Luzes: Com os poucos mutantes no mundo, o futuro da espécie parecia estar condenado mas após o confronto final entre os X-Men e Bastion, cinco novas luzes surgiram no sensor de Cérebra, era o sinal de que mutantes novos tinham manifestado seus poderes.

Idie Okonkwo vivia com sua família em Oyo, Estado Delta na Nigéria.

Quando seus poderes se manifestaram, Idie acidentalmente causou um incêndio em sua vila, matando sua família e amigos. Um grupo militar localizou Idie e tentou matá-la, achando que ela era uma bruxa. A própria Idie ainda se considera uma criatura demoníaca.

Os X-men enviaram Esperança e Tempestade para resgatá-la. Esperança tocou em Idie e estabilizou seus poderes.

Sem família, Idie se juntou a Esperança na procura dos outros mutantes que surgiram, primeiro foram procurar Teon e, mais tarde, ajudou os X-men a resgatar Kenji no Japão.

2.0- Geração Esperança:  Idie-GenerationHope(TheWardptTwo)2-SpzDepois das 5 luzes reunidas, Idie e os outros sentiram que um sexto mutante havia surgido.

Esse mutante era um bebê que se recusava a nascer. Quando Esperança e os outros chegaram, o bebê transformou as pessoas do hospital onde estava em fantoches mentalmente controlados. Com esforço, a equipe conseguiu convencer o bebê a nascer e libertar todos do controle mental.

Quando o grupo estava discutindo os codinomes que iriam usar, Idie escolheu Oya, para espanto da cdf Laurie, uma vez que Oya é uma divindade iorubá, enquanto Idie é de etnia igbo.

2.1 – Cisma: Idie e mais alguns mutantes de Utopia foram à inauguração do Museu da História Mutante, ela fica especialmente impressionada pelo depoimento da Rachel Grey nas gravações do museu. Inesperadamente, o lugar foi invadido por membros do Clube do Inferno e todos os mutantes, com exceção de Idie, foram derrubados. Com ajuda das gêmeas Stepford, Scott e Logan entraram na mente de Idie. Logan queria que Idie fugisse para longe, mas Scott disse para Idie fazer o que devia ser feito. Idie usou seus poderes para salvar os X-men e os civis presentes, mas para isso matou os integrantes do Clube do Inferno.

No entanto, tal fato foi devastador para a já emocionalmente fragilizada garota que passou a reforçar ainda mais a ideia de que ela seria um monstro assassino.

Fazer da jovem Idie uma assassina foi um dos estopins da briga ideológica entre Scott e Logan, e no fim os dois acabaram por tomar caminhos separados. Scott e metade dos X-men ficaram em Utopia, E Logan e os X-men restantes partiriam para algum lugar onde os jovens não corressem tantos riscos.

Por sua vez, Idie ficou satisfeita em tomar para si o papel de algoz, não pelo prazer de matar, e sim porque, naquela situação extrema, cabia a ela o dever de impedir que “monstros ainda piores que ela” continuassem a cometer atrocidades.

Logan, inicialmente contra vontade de Esperança, levou Idie com ele – esse foi o único ponto em que Ciclope e Wolverine concordaram durante o Cisma.

Logan e os mutantes que o apoiaram  se mudaram para Westchester.

3- Instituto Jean Grey: Wolverine construiu uma escola especial onde as crianças possam estudar e aprender a usar seus poderes em um ambiente pacífico.

Oya fica muito próxima de Nim, um alienígena da Ninhada mutante.

O que era pra ser um local pacífico se transforma num alvo dos perigos mais variados, incialmente com o ataque de Krakoa, depois com o ataque de nano-ninhadas,

Idie começa a se comportar diferente, manipulada por Kade Killgore do Clube do Inferno, Nim tenta investigar as mudanças de comportamento repentina de Oya mas Kade o mata com um tiro na cabeça.

Citações:
aspas

Edições Importantes:

( Contribuições: Everton Rasputin, Fabio Kabral e Bolivartrask )

Quer acrescentar alguma informação? Comente:
Quer utilizar nosso texto? Ok, mas coloque a referência com link pro nosso site

Anúncios

Páginas 1 2

22 Respostas to “Oya”

  1. Mr. Grey Says:

    A Marvel tem um panteão de deuses africanos? Preciso ver isso!
    Em qual edição eles aparecem?

  2. Murilo Says:

    a orixá Oya também é chamada de Iansã, a rainha dos raios.

  3. lux lucanas Says:

    Idie é outro nivel cara, super fa dela aki

  4. colossus arqueiro Says:

    pq o Zero é a garota marvel ? Seria os mais poderosos do grupo?

  5. colossus arqueiro Says:

    Põe em relacionamentos um beijo com o Quentin Quire

  6. colossus arqueiro Says:

    Essa imagem de perfil, a imagem principal da Idie é de que revista?

  7. Lockheed Pryde Says:

    Em algumas revistas o codinome da Idie tem acento agudo: ‘Oyá”.

  8. Eli Wade Says:

    conseguiremos chegar ao topo, se tivermos o otimismo audacioso de confiar nos poderes do invisível. Sob proteção do amor do Universo,seguirmos para frente sem medo de viver.

  9. Zanog Says:

    No trecho: “Sem família, Idie se juntou a Esperança na pricupa das outros mutantes que surgiram…” Podem mudar para: “Sem família, Idie se juntou a Esperança na procura das outros mutantes que surgiram…”

  10. Luffy McCoy Says:

    Nos relacionamentos não deveria tero Nim?

  11. andre Says:

    Tem uma citação q eu achei q poderia colocar pois n tem nenhuma q é da edição 131 dos fabulosos X-men de novembro de 2012 (cisma parte 1) ” eu ja tive uma boneca de palha…Mas queimou quando me xingaram de bruxa e tentaram me matar.O senhor perdeu muitos brinquedos com 14 anos” se referindo ao Logan.

  12. Dorian Pavus Says:

    Por que, quando um personagem não é branco, é dita nas Características Físicas a etnia do personagem, geralmente acompanhado de “traços típicos de sua etnia”, mas o mesmo não é feito com personagens brancos? Isso acontece também com a orientação sexual dos personagens. Sempre é dito em Outras Características se o personagem não é heterossexual, e somente se ele não for heterossexual. Por que?

    • Fábio Ortiz Goulart Says:

      Também já pensei nisso, mas nunca quis dar minha opinião a respeito. Não vejo problema.

    • bolivartrask Says:

      Olá Dorian, verdade..
      Mas é pelo mesmo motivo que quando o personagem é solteiro eu não coloco nada também e coloco quando é casado. Ser branco, solteiro e heterossexual não são características que se destacam então nunca penso em colocar.

  13. Murilo Says:

    Olha eu enchendo o saco aqui de novo! Eu havia sugerido, entre as “curiosidades” sobre o nome Oya, que é a nomenclatura utilizada no Candomblé ortodoxo nagô, para a orixá Iansã. Essa divindade é uma guerreira por vocação, personificada pelos ventos, raios e tempestades. Embora seja saudada como a deusa do rio Níger, está relacionada com o elemento fogo. Na realidade, indica a união de elementos contraditórios, pois nasce da água e do fogo, da tempestade, de um raio que corta o céu no meio de uma chuva. Na Umbanda, pelo sincretismo religioso do Catolicismo com o Candomblé, tbm é conhecida como Santa Bárbara, a protetora contra tempestades e raios e é padroeira dos mineradores, artilheiros e todos os que trabalham manipulando o fogo. As propriedades dessa deusa africana, certamente deve ter sido uma base pra criação da personagem Ororo Munroe, pois até o seu temperamento é extremista como o de Tempestade, podendo mostra o seu amor e a sua alegria contagiantes na mesma proporção que exterioriza a sua raiva, o seu ódio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: