Mística

por

Info/ Curiosidades/ Outras Mídias

Mystique – Chris Claremont e Dave Cockrum
Nome – Raven Darkhölme
Primeira Aparição: Ms. Marvel #16-17, 1978
Outros Nomes- Raven Wagner, Leni Zauber, Amichai Benvenisti, Mallory Brickman, Rapoza
Nacionalidade- Austríaca (Terra 616)
Raça – Mutante
Status - Ativa

Poderes Mutantes:

  • Transmorfa:
    - alterar seu corpo em formas humanóides de seres existentes ou não;
    - costuma andar nua por poder dar a sua pele a aparência de roupas, simulando perfeitamente tecidos e outros materiais;
    - Camufla-se conforme a parede, ficando praticamente invisível;
    - pode alterar as cordas vocais para reproduzir a voz de quem for;
    - pode reproduzir perfeitamente a retina e as impressões digitais;
    - pode alterar o corpo criando um novo braço, asas capazes de voar, guardando armas dentro do seu corpo, alterando órgãos de lugar, etc;
    - Pode agilizar sua regeneração fechando ferimentos
    - pode alterar seu volume corporal mas não sua massa, o que a deixa mais forte numa forma pequena e mais fraca numa forma maior;
    - não reproduz poderes e habilidades especiais de quem se transformou;
    - não envelhece por revitalizar as células e a memória de seu DNA;
    - não pode alterar seu cheiro
  • Indectavel psiquiccamente

- Seu cerebro está em constante transformação o que dificulta ler sua mente.

Equipamentos :
Comumente utiliza pistolas de pequeno porte.
Inibidor neural

Habilidades:
memória fotográfica, ótima observadora
Conhecimento de 11 línguas, entre elas: Alemão, Inglês, Japonês e Espanhol

Características:
- Fria e Séria, se tornou sarcástica após a morte de Sina
- Indigna de confiança, egoísta, sem lealdade à nada nem a ninguém.
- Relação de amor e ódio com sua filha Vampira: Ela a protege e quer seu bem mas também já tentou assassiná-la inúmeras vezes.

Características Físicas:
-Pele azul, cabelos vermelhos
-Normalmente desenhada de olhos brancos sem pupilas

Outras Características:
- Possui mais de 80 anos
- Bissexual

Afiliações- HIDRA, Irmandade de Mutantes (I), Força Federal, X-Factor (2), Tropa X (infiltrada), Academia X: esquadrão do Gambit(infiltrada), X-Men, Carrascos, X-Men Sombrios.

Base de Operações- Pentágono, Complexo Falls Edge, Instituto Xavier, El Conquistador
Ocupação- Mercenária, agente secreta
Parentes Conhecidos:
Filho – Kurt Wagner (Noturno)
Filha adotiva – Vampira
Filho – Graydon Creed (morto)

Relacionamentos- Christian Wagner, Azazel, Dentes-de-Sabre, Wolverine, Sina, Forge, Homem-de-Gelo, Fantomex

Histórico:
1 Origem-
Seus poderes se manifestara aos 12 anos, fazendo todos temerem ela.

Trabalhou como detetive particular de Sina, uma mutante cega e, nessas missões, conheceu Wolverine ao enfrentarem juntos os nazistas na Grã-Bretania.

Morando na Alemanha, Raven escondia seus poderes e sua pele azulada de todos, inclusive do Barão Christian Wagner com quem era casada, decepcionado por ele nunca conseguir fazer um filho nela, passou a ter um caso com o demônio Azazel e com ele conseguiu engravidar.

 

O barão começa a suspeitar de sua mulher, e ela o mata. Seu filho ao nascer se assemelhava a um demônio azul. A população assustada tenta linchar a mãe e a criança, Raven foge e joga seu filho no rio. Este filho futuramente será conhecido como Noturno.

Incapaz de mostrar seu verdadeiro rosto, com medo de discriminação, Mística se tornou mestre em criar novas identidades e mentir para garantir sua sobrevivência com os humanos. Mas usar seus poderes em prol da humanidade mostrou-se cada vez mais difícil e a cada insucesso ela ficava mais frustrada e raivosa. Em razão disso, passou a acreditar que a humanidade era sua ferrenha inimiga.
Com a identidade Leni Zauber, teve um caso com Dentes de Sabre que resultou em um filho humano, Graydon Creed que tempos depois o abandonou em um colégio interno, visto que ela nunca aceitou sua condição de humano.

Mística veio a atuar como mercenária, trabalhando para a H.I.D.R.A. Teve um longo caso com Irene Adler, a mutante Sina – uma mutante cega com o dom de ver o futuro – as duas adotaram uma jovem que mais tarde seria conhecida como Vampira.

2- Irmandade de Mutantes -Infiltrada no pentágono, foi responsável pela segunda formação da Irmandade de Mutantes, que ganhou notoriedade ao tentar assassinar o senador Robert Kelly, um ativista anti-mutante que queria se candidatar a presidência.
user posted image

Eles foram impedidos nessa e em muitas outras ocasiões pelos X-Men. Mas na primeira batalha contra a equipe, Kurt se impressiona com a semelhança que ele tem com Mística.
Sina e posteriormente sua filha adotiva Vampira integravam essa irmandade.

Quando Wolverine,Tempestade e Carol Danvers invadiram o Pentágono para apagar os dados sobre os X-Men, Vampira os intercepta mas é derrotada por Tempestade que com seus poderes jogou Vampira para longe do Pentagono. Mística então tenta deter Danvers de apagar as informações mas é detida por ela e foi presa, porém fugiu horas depois e seu disfarce quase no FBI quase foi comprometido.

O fanatismo de Mística e a sua incapacidade de ajudar no controle dos poderes de Vampira, fez com que essa pedisse ajuda a Charles Xavier e passasse então a integrar os X-Men, partindo o coração de sua “mãe”. Vampira era o terceiro filho que ela perdia.

3- Força Federal: Com o sentimento anti-mutante crescendo cada vez mais na população, o governo americano lançou o Projeto Despertar. Ainda infiltrada no pentágono e com contato direto com Val. Cooper, ela conseguiu indulto pelos crimes cometidos por sua equipe ao conseguir vincular a Irmandade ao governo americano com o nome de Força Federal. Nesta fase, executou várias missões ordenadas pelo governo, como a prisão de Magneto e até mesmo dos Vingadores, que estavam sendo investigados por traição. Também foram responsáveis pela captura do mutante fugitivo Rusty Collins que estava sob a proteção do X-Factor original.

3.1- Morte da Sina: Em uma das missões da Força Federal, recebe ordens de Val Cooper para, junto com Forge, defender a Ilha Muir de um ataque dos Carniceiros. Mística inicialmente se recusa por acreditar que Forge era responsável pela morte de Vampira mas ela não teve escolha e teve que ir com o homem que tanto odiava mesmo assim. Sina prevê sua própria morte e um futuro relacionamento entre Mistica e Forge. Sina aceita o seu destino e deixa ser morta por Legião (filho de Charles Xavier), fazendo Mística ficar mentalmente instável.
user posted image
Devido à uma desastrosa missão que resultou na baixa de muitos membros, a Força federal acabou.

4- Mística e Forge: Ela foi amparada por Forge, que tinha terminado seu relacionamento com Tempestade recentemente, eles iniciaram um romance, sendo que Mística aproveitou esse tempo para investigar os experimentos de Forge. Quando Forge foi atacado por Trevor Fitzroy- membro dos Upstarts- ela o ajudou, sumindo em seguida.

4- X-Factor- Uma nova formação do X-Factor assumiu o lugar da Força Federal como conexão do governo, mediada por Charles Xavier e Valerie Cooper.
Reapareceu um tempo depois tentando matar Legião, o assassino de Sina. Mística foi então capturada pelo X-Factor e obrigada, por meio da implantação de um inibidor neural que a impedia de usar livremente seu poder, a trabalhar com a equipe como pena de seus atos.

Participar da X-Factor a aproximou novamente de Forge.

Mesmo sendo mantida em constante vigilância pelos demais membros da equipe, com o tempo ela conseguiu desativar o inibidor, mas permaneceu no grupo por razões próprias, até que um menino mutante que ela protegia, Trevor Chase, foi agredido por militantes dos Amigos da Humanidade. Como vingança, ela planejou com sucesso a morte do líder da entidade: seu próprio filho Graydon Creed (embora atualmente haja divergência sobre o real objetivo de Mística ao planejar o suposto assassinato). Ela em seguida abandonou o X-Factor, quando descobriu que o governo havia implantado Dente-de-Sabre para matar o grupo.

5- Decidida a matar o Senador Robert Kelly, quando ele tentou mais uma vez a presidencia, ela reuniu novamente a Irmandade de Mutantes e foi impedida por Pyro que estava a beira da morte e arrependido de seus atos criminosos.
Na ilha Muir, foi responsável pela morte de Moira McTaggert e feriu gravemente Vampira. Mística também não saiu ilesa e ficou hospitalizada por meses. Recuperando-se em segredo, infiltrou-se na recém formada Tropa X (liderada por Banshee). Manipulando todo o grupo, deflagrou um enorme ataque sobre os principais centros europeus, objetivando iniciar a guerra entre mutantes e humanos, da qual acreditava que os mutantes sairiam vencedores. Durante o ataque, acabou matando Solar e cortou a garganta de Banshee. Foi derrotada por Abismo que a sugou para os confins sombrios.

Posteriormente atuou como operativa secreta do Professor Xavier, em missões arriscadas e secretas, em troca de proteção contra os inúmeros inimigos que adquiriu e ameaçavam sua vida. Porém, quando tentou trair o Professor, foi dispensada.

6- X-Men- Mística se infiltra na mansão X se fazendo passar por uma aluna mutante chamada Rapoza, tentando acabar com o já desgastado relacionamento de Vampira e Gambit o qual não considera à altura de “sua filha”. Mística tenta seduzir Gambit de várias formas, inclusive se transformando na Vampira, dizendo que dessa forma não seria traição.
Onyxx, um integrante de seu esquadrão, se apaixona por Rapoza e não aceita bem a rejeição.
A identidade de Mística é revelada e ela demonstra o interesse de ser uma X-man. Mesmo com tanta desconfiança que todos têm por tudo que fez e com a desaprovação de Vampira, resolvem fazer uma votação e ela continua na Mansão. Mística tenta aproximar Vampira do mutante Pulse sem muito sucesso.

Vampira se torna líder de uma das formações de X-Men e passa a mostrar um lado decidido e frio. Criou a mais contraditória equipe de x-men, entre suas polêmicas decisões, uma das mais ousadas foi colocar Mística na equipe para poder estar sempre de olho e cada passo dela.
Na equipe, Mística enfrentou os Filhos da Câmara, os gêmeos Estrela Polar e Aurora, os Acólitos, Pandêmico e Hecatombe. Além disso, Mística seduz Homem de gelo.

 

7-Carrascos: Até que ela e Lady Mental traem a equipe com os Carrascos: Mística usou um inibidor neural em Homem de gelo fazendo perder o controle de seu poder, Lady Mental ilude o restante do grupo enquanto os Carrascos atacam os X-Men desprevinidos. Durante o ataque, Mística atira em Vampira e a leva para a base dos Carrascos.

Antes de ser capturada, Vampira tinha passado por algumas injúrias como a doença variante 88 e a absorção de bilhões de consciências alienígenas que a deixou às portas da morte e acarretou em um coma. Mas tudo estava sob controle de Mística, pois esses acontecimentos estavam previstos nos diários da falecida Sina. Tudo que fez foi para salvar sua filha da Variante 88, só faltava fazer o primeiro bebê mutante tocar no corpo em coma de Vampira. Para isso, fez Sr. Sinistro tocar na desacordada e mortífera Vampira, que imediatamente o matou com seu vírus mortal. Depois, se passando pelo falecido Sinistro pegou o bebê e tocou em Vampira.

Aos poucos Vampira recobra sua consciência, para felicidade de sua mãe. Raven explica que todos os problemas vividos com seus poderes, a absorção de bilhões de consciências alienígenas e ficar às portas da morte fora previsto pela falecida Sina só evitada por toda manipulação orquestrada nos últimos meses por Mística. Mas Vampira se enraivece com as ações de Raven, principalmente por botar em risco a vida de um bebê. Irritada com as manipulações de sua mãe, a toca a fim de matá-la. Porém, a bebê mutante a recuperou do virus mortal, além de limpá-la de todo os fragmentos de psiquê absorvidos até hoje. Agora Vampira estaria em paz com seus pensamentos, se não tivesse absorvido quem mais queria estar longe, Mística.

8- Procura-se Mística: A mando de Ciclope, Wolverine é enviado para um definitivo acerto de contas com Mística. A alegação foi a recente (e já esperada) traição aos X-Men, a equipe mutante desconhece a verdadeira razão da traição (seguir os diarios de Sina para salvar Vampira).  Wolverine consegue rastreá-la e  solta toda sua fúria contra sua antiga parceira mas Mística escapa de todas as formas, mostrando muita malícia e improvisação.
Na fronteira do Iraque com a Síria, Mística se faz passar por prostituta onde mata um senador e passa sê-lo, tendo agora escolta militar. Wolverine se infiltra ao QG militar de Bagdá após se passar por homem bomba, onde ele encontra Mistica se passando pelo senador, que novamente foge da batalha. Indignada por ter sido chamada de covarde, ela para a fuga e o enfrenta numa acirrada disputa que acaba em duplo nocaute, Wolverine se recupera e deixa Mística a mercê no deserto e gravemente a ferida.

9- Destino manifesto – Mas Mística não morreria assim tão facil, após escapar misteriosamente do deserto, sua atenção foi para o Homem de Gelo, com quem estava aficcionada desde sua participação nos X-Men. Ela se disfarça na Opal Tanaka, ex namorada de Bob e voltam a namorar. Até que Bob descobre que Opal era, na verdade, Mística, que atira com sua arma no confuso Homem de Gelo e o joga para fora do avião.

 

Depois disso, Mística começa a perseguir Bob. Disfarçada de médico, policial montado, etc Mística estava obecada por Bob e, se não podia tê-lo, o mataria. Bob conta que sabe o que Wolverine fez com ela, que ela deve ter uns 100 anos e nunca se aproximou de ninguém, que nem sempre as pessoas que amamos também nos amam. Mas Mística se atira de uma ponte. Os X-Men fazem uma busca pelo rio mas não a encontram.

10- X-Men Sombrios: Ajude o site com essa fase (sem spoiler)

Com a equipe desfalcada, Mística precisa liderar um psicopata, um agente mentalmente instável e outro depressivo – com uma equipe dessas, é claro que as missões não sairiam da forma como se esperava.

Citações:
aspasVocê quer se vingar porque traí os X-Men pela quarta ou quinta vez? Francamente! Não é culpa minha se seus amigos são tão ingênuos. Quer dizer que cruzou o mundo pra me matar… por isso? Mais parece que veio saber por quê. Por que nunca aceitei a amizade deles, parti pra uma vida mais tranquila ou me conformei, como você. Na sua opnião, os X-Men te deram a última chance pra se redimir… que foi aceita. Eu… sempre cuspi oportunidades desse tipo na cara deles. E isso te incomoda de um jeito incompreensível. Você me perseguiu esse tempo todo e nunca se perguntou… mas vou te responder do mesmo jeito. Usei os X-Men quando precisei, mas eles jamais foram minha família. E, por mais que você queira, também não a sua. Gente como nós não cria raizes ou brinca de casinha. Eu traio seus amigos por que está na minha natureza. Um dia Logan, quer queira admitir, quer não… você vai fazer o mesmo… e dar as costas pra ele… porque é o seu jeito.” (Wolverine #56 Ed. Panini, para Wolverine)

Edições Importantes:

. Contratada como detetive por Irene (X-Treme X-Men #1, 2002) No Brasil – ??
. Deu à luz a Kurt, o abandonou (X-Men Unlimited #4/Uncanny X-Men #428, 1994/2003) No Brasil – ??
. Deu à luz a Graydon Credd, o abandonou (Sabretooth: Death Hunt #3, 1993)No Brasil – ??
. Adota Vampira (Uncanny X-Men #178/Classic X-Men #44/X-Men Unlimited #4, 1984/1990/1994) No Brasil – ??
. Vs. Miss Marvel – (Ms. Marvel #16-17, 1978) No Brasil – ??
. Recria a Irmandade de Mutantes (Uncanny X-Men #141-142, 1981) No Brasil – ??
. Irmandade vira Força Federal (Uncanny X-Men #199, 1985)No Brasil – ??
. Forçada a trabalhar no X-Factor (X-Men: Prime/X-Factor #112, 1995)No Brasil – ??
. Assassina Graydon Creed (X-Factor #130/X-Men Forever #2, 1997/2001) No Brasil – ??
. Agente secreta de Xavier (Mystique #2, 2003)  No Brasil – Arma X #6 (Ed. Panini)
. Concorda em ser Agente-dupla para o Silencioso (Mystique #6-7, 2003) ) No Brasil – Arma X #10-11 (Ed. Panini)
. Seduz Gambit, se infiltra na mansão (X-Men #171-173, 2005) No Brasil -  ??
. Entra nos X-Men (X-Men #??, 200?) No Brasil -  ??
. Trai os X-Men (X-Men #200, 2007) No Brasil -??

Quer acrescentar alguma informação? Comente:
Quer utilizar nosso texto? Ok, mas coloque a referência com link pro nosso site

About these ads

Páginas: 1 2 3

30 Respostas to “Mística”

  1. Rafael Says:

    Bom, eu li ali nos poderes dela que ela não pode transformar-se em animais. Mas nos desenhos do X-Men: Evolution, acho eu, ela se transforma sim, mais de uma vez, em diversos animais, para voar e enfim, outras coisas. Num dos filmes /não que seja base para pesquisa, mas de qualquer forma…/ ela se transforma numa estátua, então eu acho que poderia sim classificá-la como uma ‘shape shifter’ de todas as naturezas, não só humanas.

    • bolivartrask Says:

      Filmes e desenhos não são boas fontes de referencia, eles mudam uma coisa ou outra.
      Tanto no X-men Evolution como no desenho dos anos 90, Mística pode se tranformar em animais mas o mesmo não acontece nos quadrinhos. Mas ela já mostrou capaz de se transformar em estátua tanto nos quadrinhos como no filme.

      Eu diria que os poderes dela nos quadrinhos são restritos a formas humanóides. No caso da estatua, simulou a textura de uma estátua e ficou imóvel.
      valeu

  2. Renver Says:

    x-men evolution é uma bosta fumegante aquilo irrita mais que smallville

    ok eu exagerei

    mas é um pouco menos pior

  3. Renver Says:

    mas quem é esse bebê mutante????

  4. Lord Seph Says:

    aguarde a guerra da Messias XD

  5. Samuel Says:

    No finzinho ali de Procura-se Mística, vale acrescentar.

    Na fronteira do Iraque com a Síria, Mística se faz passar por prostituta e num programa com o Senador Brickman, ela o mata e se transforma nele, tendo agora escolta militar. Wolverine se passa por homem bomba, e o leva ao QG Militar de Bagsá, onde ele vai a procura de Mística, e a chama de covarde. Ela foge e enfurecida por Logan ter chamado-a de covarde, ela para a fuga e o enfrenta numa acirrada disputa que acaba em duplo nocaute, Wolverine se recupera mas Mística fica a mercê no deserto.

  6. Samuel Says:

    E uma citação…

    “Você quer se vingar porque traí os X-Men pela quarta ou quinta vez? Francamente! Não é culpa minha se seus amigos são tão ingênuos. Quer dizer que cruzou o mundo pra me matar… por isso? Mais parece que veio saber por quê. Por que nunca aceitei a amizade deles, parti pra uma vida mais tranquila ou me conformei, como você. Na sua opnião, os X-Men te deram a última chance pra se redimir… que foi aceita. Eu… sempre cuspi oportunidades desse tipo na cara deles. E isso te incomoda de um jeito incompreensível. Você me perseguiu esse tempo todo e nunca se perguntou… mas vou te rresponder do mesmo jeito. Usei os X-Men quando precisei, mas eles jamais foram minha família. E, por mais que você queira, também não a sua. Gente como nós não cria raizes ou brinca de casinha. Eu traio seus amigos por que está na minha natureza. Um dia Logan, quer queira admitir, quer não… você vai fazer o mesmo… e dar as costas pra ele… porque é o seu jeito.” (Wolverine #56 Ed. Abril, para Wolverine)

  7. Saruman Says:

    Kra perfeito, amo a Mística, meu personagem preferido da Marvel é ela, adorei saber tudo isso sobre ela. Eu tinha as infromações sobre ela até o trabalho para o professor X.
    Adorei mesmo, só gostaria de saber se ela sobrevive a este último embate contra o Wolverine?
    Ah outra coisa eu cheguei a ver uma revista que ela estava na cama com o Logan, vc saberia me dizer qual é?

  8. Lord Seph Says:

    sobre a cama eu não sei, mas sobre ela ter morrido só o futuro dirá (e creio que sim, já que o infeliz do roterista em vez de matar ela de vez como o Logan fez com o Magneto/Xorn, ele apenas a deixou agonizando no deserto)

  9. Roberto Sobrinho Says:

    A Místia já teve alguma ligação com o Arma X?

  10. Samuel Says:

    Ele não matou ela /dã

    Mas falar se ela tá morta ou não é spoiler, se quiserem saber vão atrás de informações sobre aquela saga que só saiu nos EUA que vem depois de Invasão Secreta ‘-’

  11. Saruman Says:

    Que ela não morre isso ta na kra né, perguntei pq ela está gravemente ferida e não se regenera, então pode morrer né…afff

  12. Rogue Says:

    O Logan abandona ela no deserto e deixa uma pistola para ela se matar. Mas do jeito que a Mistica é eu duvido muito que ela faça isso

  13. bolivartrask Says:

    é Saruman… Mistica pode regenerar sim.. não como um fator de cura, mas controlando suas células

  14. Saruman Says:

    Então me perdoem pela minha ignorância, não sabia disso foi mal…^^

  15. Samuel Says:

    Ah, está perdoado ^^

  16. OXENTE Says:

    Retomando o assunto de Mística poder se transformar em animais, em uma revista não lembro qual nem em que ano, mas lembro que era uma estória dos X-Factor, onde fazia parte da formação: Forge, Selvagem, Lasca (holograma físico criado por Forge), Dentes-de-Sabre (controlado por uma coleira cnstruida por Forge), etc.

    Dentes-de-Sabre consegue arrancar a coleira e ataca os X-Factor, Mística se transforma em um lobo ou algo semelhante para tentar se defender de Dentes-de-Sabre, mas o vilão derrota o grupo todo.

    A transformação de Mística em um animal pode ter sido um erro do roteirista, mas que ocorreu ocorreu.

    • bolivartrask Says:

      Sim.. Eu concordo. É verdade isso mesmo.
      Esqueci de comentar esse detalhe, na série do X-Factor o roteirista e desenhista faziam ela fazer coisas que a Mística parece não fazer nas outras histórias.
      Como por exemplo, ficar mais forte ao se transformar em um ser maior que ela.. (o correto é ela manter a massa, ficando menos densa.) e se transformar em lobos gigantes, etc

  17. Lord Seph Says:

    podiam aproveitar que ela voltou em utopia e atualizar o protocolo dela e falando nela não explicaram como ela sobreviveu… fail para os roteiristas mais uma vez

  18. diana Says:

    em Arma X#5 o xavier diz q a Raven não pode ser detectada psiquicamente pq o seu cerebro está em constante mutação

  19. agui adelinus Says:

    azazel e um mutante e nao um demonio

  20. Wiccano Says:

    Voltando ao assunto de transformar em animais. Em Wolverine 84, desse mês, da Panini. Na história Daken: Dark Wolverine 2 “Impéria parte 1″ ela se transforma numa pantera e também numa armadura.

  21. daniel Says:

    como nos x men evoluxion ela se transforma em animais e ela nao tem poderes me respondam…..???

  22. Adalberto Says:

    A atriz que faz Mística em X-Men Primeira Classe é Jennifer Lawrence. No filme, diferente dos quadrinhos ela além de ser irmã de consideração de Professor Xavier, ela tem um pequeno relacionamento amoroso com Fera.
    http://cdn.screenrant.com/wp-content/uploads/Xmen-First-Class-Mystique-trailer.jpg (foto da atriz fazendo mística)

  23. Satine Satrinity J Says:

    na ultima edição os poderes dela ficaram meio diferentes… produziu asas…. e esticou os braços.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 688 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: